Grand Kangoo
Grand Kangoo

RENAULT REVELA GRAND KANGOO NO SALÃO AUTOMÓVEL IAA EM MUNIQUE

• A terceira geração do Kangoo, lançada em 2021, inclui agora uma versão com 7 lugares individuais e moduláveis.
  • O novo modelo tem o maior habitáculo e a maior área de carga de sempre, para se adaptar tanto a clientes profissionais, como a particulares.
  • A gama Renault Grand Kangoo vai ter uma versão com motor de combustão e uma versão totalmente elétrica, com autonomia de 265 km.
  • O novo Grand Kangoo é oficialmente apresentado hoje, 5 de setembro, na IAA Mobility, salão automóvel e da mobilidade, em Munique.

04 Setembro 2023

Desde que, há 25 anos, se tornou pioneiro no segmento ‘ludospace’ (MPV ou pequenos furgões de lazer), com o seu design único, o seu carácter prático e a primeira porta lateral deslizante, o Renault Kangoo mantém-se atual e inovador.

É uma história de sucesso única: a Renault vendeu mais de 4,4 milhões Kangoo, em 50 países e a sua versão elétrica é, desde 2011, a mais vendida no segmento. É o melhor dos dois mundos: um automóvel para as famílias, com o seu design elegante e o espaço interior, e um veículo para profissionais, graças, nomeadamente, à capacidade de carga e à sua robustez. A gama Renault Kangoo, que não parou de evoluir e inovar ao longo dos anos, inclui agora uma versão mais longa, o Grand Kangoo.

PONTOS FORTES DO KANGOO, TODA A INOVAÇÃO E MAIS ESPAÇO

O novo Grand Kangoo é tão prático como a versão de série e vem equipado com todo o equipamento de segurança e comodidades para aumentar o conforto:

• Três bancos reais na segunda fila e dois na terceira, acomodando, confortavelmente, 7 adultos e tornando o Grand Kangoo mais espaçoso do que qualquer outro na sua categoria;
  • O melhor espaço da sua classe para os joelhos dos passageiros da terceira fila (164 mm);
  • Mais de 58 litros de espaço de arrumação acessível, incluindo a gaveta deslizante Easy Life e os tabuleiros de arrumação sob o piso na fila 2;
  • Uma bagageira de 500 litros, na versão de 7 lugares, extensível até 3.750 litros com os bancos traseiros removidos e o banco do passageiro da frente rebatido;
  • 5 bancos traseiros "reais" independentes, deslizantes, rebatíveis, retráteis e amovíveis, permitindo até 1024 configurações de bancos;
  • 3,11 m de comprimento de carga com o banco do passageiro da frente rebatido;
  • 14 sistemas de ajuda à condução, incluindo condução autónoma de Nível 2, para aumentar a segurança.

Tal como o Kangoo, o design interior apresenta um painel de instrumentos com acabamento em madeira escura escovada, um habitáculo confortável e uma ergonomia melhorada. O painel de instrumentos foi atualizado para incluir dados E-Tech específicos para a versão elétrica.

O acesso à terceira fila é facilitado pelas duas portas deslizantes largas de 83 cm (+18 cm em relação ao Kangoo), pela soleira da porta baixa e pelos bancos rebatíveis da segunda fila. Muito prático para facilitar a entrada e saída do automóvel com outros passageiros (adultos ou adolescentes), ou para instalar uma criança numa cadeira-auto fixada de forma segura com o sistema Isofix.

O Grand Kangoo pode ser utilizado para todos os fins. Disponível, de série, com um portão traseiro vidrado, é igualmente possível dispor de portas traseiras assimétricas, com vidros 2/3-1/3 para facilitar o acesso à bagageira, nomeadamente quando a altura é um constrangimento.

O grande espaço interior é perfeito para famílias que procuram 7 lugares de grandes dimensões para utilização regular e permite acomodar passageiros, de todos os tamanhos, com o maior conforto.

O Grand Kangoo também está perfeitamente adaptado aos profissionais de transporte de crianças, com 5 lugares com Isofix, assentos ergonómicos para crianças em cadeiras de bebé ou assentos elevatórios, ou transporte a pedido, com capacidade para acomodar, confortavelmente, 7 passageiros adultos, com facilidade de movimento em cada lugar, e a possibilidade de alterar a modularidade (por exemplo, 2/2/2), para facilitar ainda mais a acomodação dos ocupantes.

A nova bateria de iões de lítio, de 45 kWh (totalmente utilizável), do novo Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico, tem 8 módulos independentes e facilmente reparáveis, proporcionando até 265 km de autonomia WLTP – o que é suficiente para a maioria das deslocações diárias, com os melhores custos de propriedade e utilização.

Se parar durante 10 minutos num ponto de carregamento de 80 kW DC, pode recuperar 80 km de autonomia.

As baterias têm uma garantia de 8 anos ou 160.000 km. Durante este período, são substituídas, gratuitamente, se a sua capacidade for inferior a 70% do seu ‘State of Health’ (estado de funcionamento).

O novo Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico é alimentado por um motor de 90 kW, com 245 Nm de binário, instantaneamente disponível, o que proporciona uma condução suave em todas as situações. Pode mudar o modo de condução para Eco, que limita a potência a 56 kW e limita a velocidade do automóvel a 110 km/h, para otimizar a autonomia.

Também pode escolher qualquer um dos três modos de travagem regenerativa:

- Sailing (B1), que proporciona uma regeneração limitada, que funciona melhor em autoestradas e vias rápidas;

- Drive (B2), o modo de regeneração predefinido, para uma variedade de situações (a resposta quando se tira o pé do pedal do travão é semelhante à de um veículo a combustão interna);

- Brake (B3) para uma regeneração máxima, que funciona melhor em engarrafamentos e em estradas de montanha.

O sistema de travagem hidráulico convencional é associado a um sistema ARBS (Adaptative Regenerative Brake System) que maximiza a recuperação de energia.

As várias combinações, entre os modos de tração e de travagem, permitem obter seis estilos de condução diferentes para otimizar o conforto e a autonomia, em função do estilo de condução e das condições de circulação.

Todas as informações sobre o modo de condução selecionado, a gestão da energia elétrica e os sistemas de assistência ao condutor podem ser apresentadas num painel de instrumentos, a cores, opcional, de 10 polegadas, totalmente digital e totalmente personalizável.

Para maximizar a autonomia durante todo o ano, o novo Grand Kangoo E-Tech dispõe de um sistema de ar condicionado, de dupla zona, com bomba de calor, que aquece o interior no inverno e arrefece-o no verão, utilizando o mesmo princípio do ar condicionado reversível. O sistema de aquecimento capta calorias do exterior do veículo e transfere-as para o seu interior, enquanto o sistema de arrefecimento retira calorias do habitáculo e liberta-as para o exterior.

A bomba de calor funciona, de forma ótima, quando a temperatura se situa entre -15°C e +15°C. E, para além de proporcionar uma climatização de primeira classe, mantém até 30 km de autonomia suplementar, evitando o aquecimento do habitáculo unicamente através de resistências de aquecimento que retiram a sua energia da bateria de tração!

Por último, o novo Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico está equipado com aquecimento opcional integrado no para-brisas, nos bancos dianteiros e no volante, para um maior conforto no inverno, com um impacto mínimo na bateria.

O novo Grand Kangoo E-Tech está equipado com dois tipos de carregadores:

- Carregador rápido de 22 kW AC para recarregar a bateria de 15% a 80%, em 2 horas e 40 minutos;

- Carregador de 22 kW AC - 80 kW DC (standard), para adicionar 170 km de autonomia, em 27 minutos.

Esta escolha de carregadores cobre toda a gama de necessidades de condução dos utilizadores do novo Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico.

Juntamente com o carregador de 22 kW, a bateria dispõe de um sistema de arrefecimento líquido e de uma resistência elétrica para manter a temperatura adequada e, assim, conservar a sua autonomia e reduzir o tempo de carregamento.

Por fim, através da aplicação para smartphone MyRenault ou do sistema multimédia Renault Easy Link (de série), o novo Grand Kangoo E-Tech inclui serviços conectados específicos, como:

- Carregamento programado da bateria e monitorização remota do estado da bateria;

- Pré-aquecimento ou pré-arrefecimento programado do habitáculo;

- Ajuda para encontrar postos de carregamento no seu percurso;

- Ajuda para encontrar destinos que pode alcançar com a carga da bateria.

O novo Grand Kangoo também vai estar disponível com motorizações de combustão interna, com dois motores que cumprem as mais recentes normas de emissões (Euro 6E):

- Gasolina de 130 cv BVM6 ou EDC7, versátil, dinâmico e com consumos de combustível referenciais, mesmo com 7 pessoas a bordo;

- Diesel de 95 cv BVM6, eficiente e económico;

A nova gama Renault Grand Kangoo inclui três versões feitas à medida dos desejos e necessidades dos seus clientes:

- Authentic, com todos os equipamentos essenciais para empresas ou clientes que pretendem utilizar o seu veículo para deslocações pessoais e profissionais;

- Equilibre, para entidades e negócios locais que pretendem prestar serviços de transporte de passageiros com impacto positivo, de forma confortável e económica;

-Techno, para famílias e profissionais que pretendem padrões de conforto e segurança sem compromissos, juntamente com um design distinto e características práticas, como barras de tejadilho.

O Grand Kangoo vem equipado com vidros traseiros elétricos, câmara de marcha-atrás, ecrã multimédia easylink e serviços conectados, de série, a partir do nível Authentic.

As encomendas começam no final deste ano e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2024.

MAUBEUGE, UM CENTRO DE EXCELÊNCIA INSERIDO NA ELECTRICITY

Desde 1997, a fábrica da Renault, em Maubeuge, situada em Hauts-de-France (norte de França), produz o Kangoo para todo o mundo.

Juntamente com as unidades de Douai e Ruitz, esta fábrica constitui o novo polo ElectriCity – o maior e mais competitivo polo de produção de veículos elétricos da Europa, a partir do qual a Renault prevê produzir 480.000 veículos elétricos por ano até 2025.

No âmbito dos seus esforços para industrializar as últimas versões de passageiros e comerciais do novo Kangoo, bem como os veículos dos parceiros Mercedes e Nissan, garantindo ao mesmo tempo uma produção de alta qualidade, a Renault investiu 450 milhões de euros na fábrica de Maubege e instalou uma nova área de montagem de baterias.

O motor elétrico e os carregadores do novo Kangoo E-Tech são todos produzidos na fábrica da Renault, em Cléon, na Normandia (a noroeste de Paris).

Para apoiar o sucesso do Renault Kangoo nas suas diferentes versões e a industrialização do futuro Renault 4 elétrico, a fábrica de Maubeuge lançou uma primeira vaga de recrutamento de 200 colaboradores permanentes, em 2023. Estes recrutamentos fazem parte do acordo social "para o futuro das instalações da Renault nos Hauts-de-France", assinado por todos os sindicatos a 8 de junho de 2021, aquando da criação do cluster industrial ElectriCity. Foi anunciada a criação de um total de 350 empregos diretos para este local até 2024.

A fábrica de Maubeuge emprega, atualmente, 2.500 trabalhadores.

C.I.- RENAULT REVELA GRAND KANGOO NO SALÃO AUTOMÓVEL IAA EM MUNIQUE

C.I.- RENAULT REVELA GRAND KANGOO NO SALÃO AUTOMÓVEL IAA EM MUNIQUE