Inovações/Tecnologia
Inovações/Tecnologia

A Renault Cacia, líder da indústria metalomecânica portuguesa há 42 anos, iniciou a execução de um plano estratégico para se transformar numa empresa tecnológica orientada para as novas mobilidades.

A aposta na Testbed the smart lab – Aveiro faz parte do ambicioso plano de transformação da unidade que se dedica à produção de caixas de velocidades e de componentes para motores das marcas do Renault Group (Renault e Dacia), mas também Nissan.

06 Abril 2023

A Testbed the smart lab – Aveiro assume-se como uma plataforma de desenvolvimento de negócio em soluções inovadoras da indústria 4.0, tais como a inteligência artificial, ciência dos dados, robótica colaborativa inteligente, manufatura aditiva, sistemas ciberfísicos, blockchain, mobilidade ou ainda conectividade, apoiando-se nas infraestruturas da multinacional em Aveiro, em conjunto com a Brisa e a Via Verde.

Esta iniciativa faz parte da rede nacional de Testbeds, no âmbito da componente C16 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apresentada na Universidade de Aveiro, no passado dia 31 de março, na presença do Presidente da República e do primeiro-ministro.

O objetivo desta iniciativa é permitir que PME e startups nacionais possam testar novas tecnologias em ambiente real, com vista a desenvolver soluções inovadoras que respondam a necessidades da indústria e de serviços de mobilidade.  A test bed "the smart lab - Aveiro" integra a rede nacional apresentada recentemente e conta, para já, com 30 projetos-piloto e pretende, no espaço de três anos, acolher 59 projetos. Irá focar-se nas componentes de inteligência artificial, ciência dos dados, robótica colaborativa inteligente, manufatura aditiva, sistemas ciberfísicos, mobilidade e conectividade, entre outras áreas consideradas chave.

A Testbed the smart lab – Aveiro conta com todo o processo industrial da Renault Cacia para testar e aumentar o nível de maturidade tecnológica dos pilotos de inovação. A Brisa e a Via Verde ambicionam testar soluções integradas de mobilidade e conectividade, recorrendo a viaturas da OEM ou ainda sandboxes como plataformas de testes, com a colaboração da Renault Portugal.

A apresentação da Testbed the smart lab – Aveiro realizou-se no dia 5 de abril de 2023, nas instalações da Renault Cacia, em Aveiro.

A cerimónia contou com a participação do Secretário de Estado da Economia Dr. Pedro Cilínio, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. José Ribau Esteves, bem como representantes de entidades como o IAPMEI, AICEP, ANI, CCI AIDA, Clusters Mobinov, Inova Ria e TICE, CCILF, PCI Creative Science Park, Instituto de Telecomunicações, Universidades de Aveiro, Coimbra, Trás-os-Montes e Alto Douro e IP Leiria.

Destaca-se ainda a exposição de pilotos inovadores em stands de algumas das PME e Start-Ups, que iniciarão brevemente a  fase de testes na Testbed the smart lab – Aveiro.

C.I.- RENAULT CACIA INICIA PLANO ESTRATÉGICO PARA SE TRANSFORMAR NUMA EMPRESA TECNOLÓGICA

Hugo Barbosa

Head of Communication & Public Affairs

O Grupo Renault está na vanguarda de uma mobilidade que se está a reinventar a si própria. Fortalecido pela sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e pela sua experiência única em eletrificação, o Grupo Renault compreende 4 marcas complementares - Renault, Dacia, Alpine e Mobilize - oferecendo soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras aos seus clientes. Estabelecido em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,1 milhões de automóveis em 2022. Emprega quase 111.000 pessoas que personificam o seu Propósito diariamente, de modo a que a mobilidade aproxime as pessoas. Pronto a enfrentar desafios tanto na estrada como na competição, o Grupo Renault está empenhado numa transformação ambiciosa e geradora de valor. Esta está centrada no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e numa nova gama de automóveis eletrificados ainda mais competitivos e equilibrados. De acordo com os desafios ambientais, a ambição do Grupo é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040.