Dossiês de imprensa
Megane E-Tech 100% Elétrico
Dossiês de imprensa
Megane E-Tech 100% Elétrico

O NOVO MÉGANE E-TECH ELÉTRICO 

AO VOLANTE DE UM AUTOMÓVEL COMPACTO DE ALTA TECNOLOGIA: UMA NOVA DEFINIÇÃO DE "PRAZER DE CONDUÇÃO"

A Renault e os automóveis elétricos, esta é a história de uma revolução que foi abraçada pela marca muito antes de todos os outros. Mais de 10 anos de uma experiência e conhecimento inigualáveis, como o demonstram os 10 mil milhões de 'e-kilómetros' pelos 400.000 automóveis elétricos já vendidos. O Grupo Renault, pioneiro nos automóveis elétricos, ocupa atualmente a posição de líder de mercado na Europa.

 

E a história está apenas a começar.

18 Julho 2022

Hoje, a revolução elétrica está a ganhar ritmo. A Renault está bem preparada para abraçar a mudança, graças à sua experiência nesta área e ao seu estatuto de "fabricante histórico de automóveis". A combinação única da perícia da Renault na conceção, fabrico e comercialização de automóveis, aliada à sua intrincada rede de comerciais de vendas especializados e de mecânicos experientes na manutenção e reparação de automóveis, e ao seu reconhecido know-how em automóveis elétricos, traz elementos do passado e do futuro para melhor abraçar a acelerada tendência atual com confiança.

Um impulso histórico que é atualmente encarnado pelo novo Mégane E-TECH Elétrico da Renault. Inspirado no concept car MORPHOZ de 2019, seguido pelo herdeiro Mégane eVision em 2020, esta berlina com um estilo esguio e elegante vai muito além das expectativas. Graças à plataforma CMF-EV desenvolvida pela Aliança, reescreve as regras e ultrapassa os limites em termos de design, na relação entre dimensões e habitabilidade e na versatilidade. É tão divertido de conduzir como bonito de contemplar.

Ostentando o novo logótipo 'Nouvel'R' da Renault, o novíssimo Mégane E-TECH Elétrico personifica a transformação da marca: simboliza a revolução que o núcleo do mercado está a sofrer, representa um gigantesco salto em frente em todos os aspetos e é sempre emocionante de ver e de conduzir. Orgulha-se de ser um automóvel tecnológico único, com um interior adornado por uma verdadeira joia da coroa, o ecrã OpenR que combina o painel de instrumentos e o interface multimédia, tudo no seio da mesma unidade.

O novo Mégane E-TECH Elétrico é um filho da tecnologia, um filho da Renaulution. Este será o primeiro modelo a ser 100% 'Made in ElectriCity', o novo polo industrial do Grupo Renault, líder europeu nos automóveis elétricos, que está localizado no Norte de França. Um verdadeiro ícone francês, o para-brisas incorpora uma silhueta de um galo para simbolizar com orgulho a origem e o fabrico do veículo em França. Feito no coração da Europa utilizando maioritariamente materiais europeus (70% do peso total), o novíssimo Mégane E-TECH Elétrico é o automóvel familiar elétrico compacto concebido a pensar nos clientes europeus.

UMA NOVA GERAÇÃO DE AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS, O MÉGANE É A NOVA VISÃO

O novo Mégane E-TECH Elétrico é o primeiro dos automóveis elétricos da Geração 2.0 da Renault e marca o começo de um novo capítulo da revolução elétrica iniciada há cerca de 10 anos. Ligado e integrado no ecossistema de automóveis elétricos e no mundo digital dos seus utilizadores, o novo Mégane E-TECH Elétrico simboliza o início da história de liderança Renault no mercado dos veículos compactos (segmento C). O Mégane do futuro já chegou!

FRUTO DE UMA EXPERIÊNCIA SEM PARALELO

Alicerçado em mais de dez anos de experiência na conceção, fabrico, comercialização e manutenção de automóveis elétricos, o lançamento do novo Mégane E-TECH Elétrica marca um grande salto em frente para a revolução elétrica da Renault. Desde que o concept ZOE foi introduzido pela primeira vez em 2010 até à comercialização do ZOE ZE50 em 2019, a Renault tem vindo a melhorar de forma consistente as suas capacidades de gestão de energia ao ponto de, agora, conseguir garantir uma autonomia de 395 km no ciclo WLTP. Embora ZOE seja sinónimo de versatilidade para um automóvel urbano, desde então a gama cresceu de forma a satisfazer todas as utilizações: micro-mobilidade com o Twizy, entrega de último quilómetro com os Kangoo E-TECH Elétrico e a Master E-TECH Elétrico, e agilidade urbana com a recente adição do Twingo E-TECH Elétrico.

Ao mesmo tempo, mais de 30.000 empregados das redes da marca receberam formação sobre as características específicas da mobilidade elétrica, para melhor poderem aconselhar os clientes durante o momento inicial da compra, mas também para assegurar o melhor serviço pós-venda possível. A Renault também foi o fabricante automóvel que mais dados recolheu sobre as baterias dos seus veículos, tornando assim mais fácil melhorar determinadas especificidades na conceção dos seus automóveis para que as baterias durem mais tempo e proporcionem aos clientes exatamente aquilo de que necessitam.

Estas vantagens estratégicas são tangíveis no mercado. Na Europa, a Renault é líder em automóveis elétricos e é considerada uma marca de confiança para um número cada vez maior de clientes satisfeitos. Mais de 300.000 veículos elétricos foram vendidos em todo o Velho Continente desde que a gama foi lançada; por outras palavras, isto é, um em cada cinco veículos Renault vendidos desde 2010. A nível mundial, mais de 10 mil milhões de “e-quilómetros” já foram cobertos por 400.000 veículos.

O novo Mégane E-TECH Elétrico é a forma de a Renault alavancar a sua incomparável experiência para dar o salto para o futuro.

MAIS DO QUE UM AUTOMÓVEL, É UM SERVIÇO COMPLETO

O novíssimo Mégane E-TECH Elétrico é um ícone de um novo mundo, o novo mundo dos automóveis elétricos. Como tal, faz parte de um ecossistema onde o automóvel representa uma plataforma de hardware que acolhe software de última geração e uma conectividade otimizada para proporcionar novas experiências. Bem-vindo à era do 'VaaS' (Vehicle as a Service) – O Automóvel como um Serviço.

Assim, o novo Mégane E-TECH Elétrico não é apenas uma peça individual de um ecossistema maior de automóveis elétricos. Pelo contrário, a sua integração, profundamente enraizada, assenta em experiências levadas a cabo nos últimos anos: estando dotado de capacidades de carregamento inteligentes e, em última análise, será até, quando necessário, capaz de alimentar a rede energética graças à tecnologia V2G (veículo-para-rede). A Renault e a nova marca do Grupo, a Mobilize, desenvolveram competências na gestão de baterias (por exemplo numa segunda vida útil para as mesmas e na reciclagem) que cobrem todo o ciclo de vida e cadeia de valor.

Tal como um moderno smartphone, o novo Mégane E-TECH Elétrico integra-se na perfeição com o ecossistema digital do utilizador. É um automóvel de alta tecnologia sempre pronto a servi-lo, graças ao seu novo ecrã OpenR e ao novo sistema multimédia OpenR Link, que foi desenvolvido com a Google e é baseado no Android Automotive OS, integrando por isso o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play, e garantindo uma experiência de condução conveniente, personalizada e perfeitamente integrada. O perfil de cada utilizador pode assim ser ligado à sua conta pessoal no Google para uma experiência ainda mais aprofundada. Além disso, as várias  características da aplicação My Renault tornam a utilização do automóvel ainda mais interativa e pró-ativa.

UM AUTOMÓVEL ELÉTRICO SUSTENTÁVEL

A Renault fez a escolha estratégica de fabricar o novo Mégane E-TECH Elétrico em França, na fábrica de Douai, que está localizada no coração da ElectriCity, o principal centro dedicado aos automóveis elétricos da Europa. Com o objetivo de produzir 400.000 automóveis por ano, a Renault ElectriCity será em breve o maior e mais competitivo centro de produção de automóveis elétricos da Europa. Localizado no norte de França, está idealmente localizado no coração da procura do mercado.

Emitindo menos poluição quando em uso e também ao longo do seu ciclo de vida, quando se trata de mobilidade sustentável os automóveis elétricos devem liderar o caminho. O novo Mégane E-TECH Elétrico não emite qualquer grama de CO2 ao ser conduzido e não perturba ninguém ao longo do seu percurso, graças ao seu motor suave e silencioso. O seu perfil esguio e aerodinâmico combina na perfeição com toda uma gama de sistemas de otimização da gestão de energia para garantir uma maior eficiência. Quando o automóvel chega ao fim da primeira fase do seu ciclo de vida, as baterias podem ser reutilizadas antes de serem recicladas, com as peças compostas a serem novamente utilizadas noutros fins industriais. Nessa medida, graças à Re-Fábrica de Flins e à parceria com a Veolia-Solvay, o Grupo Renault está muito à frente dos seus concorrentes.

O novo Mégane E-TECH Elétrico vai ainda mais além para proteger o ambiente. Todos os estofos são feitos de materiais 100% reciclados. Dependendo da versão, isso pode corresponder a até 2,2kg! Um total de 27,2 kg de peças visíveis (zona inferior do habitáculo) e invisíveis (estrutura interna do tablier) são feitas de plásticos reciclados. Mais, 95% do Mégane E-TECH Elétrico será reciclado no final do seu ciclo de vida.

O novo Mégane E-TECH Elétrico é simplesmente o mais amigo do ambiente entre todos os modelos Renault.

AS VANTAGENS DA PLATAFORMA CMF-EV

O novo Mégane E-TECH Elétrico é o primeiro modelo da gama Renault a beneficiar de todas as vantagens que a plataforma CMF-EV da Aliança tem para oferecer. Esta nova plataforma de referência é dedicada aos automóveis totalmente elétricos e facilita o fabrico, o desenvolvimento e a otimização do desempenho das novas gerações de modelos de cada uma das marcas do Grupo. O seu design e as vantagens que proporciona ajudam a ultrapassar as anteriores limitações para ajudar a criar automóveis com um novo design, com novas características e que são sempre um prazer de conduzir.

Dado que os motores nos automóveis elétricos são consideravelmente mais compactos do que nos seus congéneres de combustão, esta plataforma tem um compartimento de motor mais reduzido. Esta solução, combinada com a distância entre eixos estendida e a colocação das rodas nos quatro extremos permitiu libertar espaço adicional que foi devidamente aproveitado para criar um design exterior único, aumentar o espaço habitável e dar origem a um design interior inovador.

Graças à disruptiva tecnologia e a baterias com maior capacidade, a plataforma CMF-EV oferece a possibilidade de aumentar a eficiência energética e a autonomia de um automóvel elétrico ao mesmo tempo que reduz os tempos de carregamento. A potência e o conforto quando sentados atrás do volante também são ampliados, graças às melhorias no chassis e na direção e a um centro de gravidade ainda mais baixo, um atributo tornado possível pela colocação das baterias sob o piso.

Até à data, já foram registadas mais de 300 patentes para a plataforma CMF-EV e para o novo Mégane E-TECH Elétrico. Estas patentes protegem a inovação que foi aplicada ao motor, ao sistema de carregamento, às baterias, à gestão do calor, à arquitetura da plataforma e à acústica. Este é o resultado da experiência partilhada entre o Grupo Renault e os seus parceiros da Aliança, Nissan e Mitsubishi, num esforço para manter e assegurar a liderança tecnológica face aos concorrentes.

MÉGANE, PORQUE FAZ SENTIDO

Na Renault, Mégane é sinónimo de familiar compacto, um modelo que é parte integrante da gama há 26 anos e ao longo de quatro diferentes gerações. O novo Mégane E-TECH Elétrico presta homenagem a essa herança, através da sua conceção e versatilidade. Mantém o ADN e o otimismo que caracteriza cada nova geração do Mégane e que o tornam um ícone no seu segmento: prazer de condução, conforto, paz de espírito, espaço interior e volume da bagageira. Esta nova geração acrescenta ainda mais características atrativas, tais como o design entusiasmante, uma relação tamanho/espaço interior sem precedentes e todos os benefícios associados a um automóvel elétrico. 

Com o novo Mégane E-TECH Elétrico, a Renault demonstra que prossegue uma longa e proveitosa história de provas dadas que é alicerçada nos anteriores sucessos obtidos sob a designação Mégane. Embora este nome seja agora transposto para uma era moderna e projetado para o futuro. Porque faz todo o sentido fazê-lo. E porque assim, o nome continuará vivo.

CONCEBIDO EM TORNO DO ADN ELÉTRICO

Aproveitando as capacidades de uma plataforma concebida para automóveis elétricos, o novo Mégane E-TECH Elétrico lidera o caminho para a linguagem de design "tecnologia sensual" que é fundamentalmente elétrica e que irá imbuir o novo modelo de um carácter elegante, mas poderoso. No habitáculo, a habitabilidade recordista e a ergonomia renovada combinam-se para proporcionar aos passageiros uma experiência melhorada.

MUDANDO AS REGRAS DO JOGO

Sendo o primeiro modelo de uma nova geração de automóveis elétricos nativos da Renault, o novo Mégane E-TECH Elétrico é também o primeiro a ostentar o novo logótipo 'Nouvel'R' da marca. O design disruptivo vai contra a essência do aspeto dos familiares compactos tradicionais, dando ao modelo um carácter mais forte, mas também uma melhor aerodinâmica e uma acrescida economia de combustível.

A nova linguagem de design ‘sensual-tech’

Tal como a própria marca, o design da Renault está a mudar e a tornar-se mais "tecnológico". Embora mantendo todas as características sensuais que estão por detrás do recente sucesso dos seus automóveis, este Mégane E-TECH Elétrico também incorpora alguns elementos tecnológicos (luzes traseiras micro-ópticas LED e o ecrã OpenR) bem como outros que são fortemente inspirados no mundo da alta tecnologia e do design de sistemas de alta-fidelidade (grelhas de ventilação, gravação a laser em decorações nas soleiras protetoras das portas).

Em geral, formas sensuais tais como a linha de cintura arredondada, as asas recortadas à volta das luzes dianteiras, e o capot curvo fundem-se com uma precisão subtilmente estruturada e detalhada. Isto é exemplificado pelo acabamento da lâmina nos para-choques dianteiro e traseiro e pelas aberturas laterais de refrigeração no para-choques dianteiro. Os puxadores das portas que se destacam automaticamente quando desbloqueados e a grelha fechada transmitem uma sensação de continuidade nas linhas e tornam o perfil mais esguio e elegante. Por último, todo este conjunto “sensual-tech” gera uma sensação de elevada qualidade percebida.

Proporções poderosas e recordistas

Com uma distância entre eixos alargada (2,68 m para um comprimento total de 4,2 m) e o vão reduzido proporcionado pela nova plataforma modular CMF-EV, o novo Mégane E-TECH Elétrico apresenta proporções sem precedentes e que deram aos designers a oportunidade de conceber uma berlina poderosa com uma “pegada” controlada. A bateria é mais fina do que nunca (apenas 110 mm!), o que significa que os designers puderam refinar as proporções exteriores, ao mesmo tempo que aumentaram a relação entre o espaço interior e as dimensões exteriores e ainda baixaram o centro de gravidade, para garantir uma experiência de condução ainda mais divertida e entusiasmante.

Por fim, o novo Mégane E-TECH Elétrico combina o design compacto com uma altura contida (1.50 m) e, ainda assim, o vasto espaço interior é facilmente percetível através do exterior do automóvel.

Design aerodinâmico e eficiente

Características inspiradas diretamente no mundo dos crossovers transmitem uma acrescida sensação de robustez: jantes grandes de 20 polegadas, faixas de proteção na parte inferior da carroçaria e nas cavas das rodas, linha de cintura elevada. A linha descendente do tejadilho, as vias mais largas e os puxadores das portas embutidos (de série) parecem mais típicos de um coupé. Por fim, a contida altura total, o espaço a bordo e a capacidade da bagageira fazem lembrar os modelos hatchback tradicionais.

Melhorar o desempenho aerodinâmico graças a um estilo eficiente foi um aspeto decisivo no processo de design que esteve por detrás do novo Mégane E-TECH Elétrico. A altura contida, os pneus de perfil estreito, os ombros esculpidos com aberturas de ar à frente e uma linha diferenciadora integrada nas laterais do para-choques, dão um ar mais esguio e aerodinâmico, mas também ajudam a melhorar a sua eficiência no gasto de energia.

Cores atrativas e elegantes

No seu lançamento, o novo Mégane E-TECH Elétrico estará disponível em seis elegantes e apelativas cores de carroçaria: Rafale Grey, Schist Grey, Midnight Blue, Flame Red, Diamond Black, e Glacier White. Para um toque mais personalizado, também poderá optar por um acabamento bicolor, tendo o tejadilho, os pilares, e - dependendo do acabamento escolhido - as capas dos espelhos retrovisores em Shale Grey, Diamond Black ou Glacier White, permitindo até 30 combinações possíveis

No nível de equipamento de topo, outras características distintivas incluem a cor Warm Titanium que aparece na “lâmina” dianteira dos para-choques e na traseira, bem como nas aberturas laterais de ventilação. Este acabamento transmite ao novo Mégane E-TECH Elétrico uma vincada sensação de personalidade e dinamismo.

O novo Mégane E-TECH Elétrico assenta, orgulhosamente, sobre as suas jantes de 20 polegadas (18 polegadas na versão de entrada) e vem com a opção de escolha entre dois desenhos de jantes de 20 polegadas e dois de 18 polegadas, mas todas elas ostentam o novo logótipo Renault ao centro.

DAR VIDA AO AUTOMÓVEL À MEDIDA QUE NOS APROXIMAMOS

Equipado com luzes de alta tecnologia e uma nova assinatura luminosa, o Novo Mégane E-TECH Elétrico é quase um “ser VIVO': ganhando vida à medida que nos vamos aproximando dele, com a exibição de uma sequência única de boas-vindas que é realçada por uma coreografia de luz e efeitos sonoros.

Assinatura elétrica

A iluminação integralmente em LED, tanto à frente como atrás, do novo Mégane E-TECH Elétrico foi “cirurgicamente” cortada a laser para melhor expressar a sua modernidade. O automóvel apresenta uma assinatura luminosa inovadora com padrões 'eletrificantes' que se cruzam com o logótipo central para maior impacto visual. Na frente, as luzes de dia parecem estender-se para além dos projetores e continuar o seu caminho até às aberturas de ar laterais no escudo. Na parte posterior, numerosas fibras micro-ópticas cortadas a laser colocadas em linhas cruzadas criam um intrigante efeito de brilho em 3D: linhas sobrepostas parecem vibrar como se estivessem vivas. Para além dos piscas muito elegantes, as luzes de travagem são exibidas em duas linhas distintas, muito parecidas com o sinal de "pausa".

Os faróis são compostos por seis painéis refletores e são adaptáveis, pelo que já não é necessário alternar entre médios e máximos - é tudo automático. O feixe de luz é muito mais largo nas zonas urbanas, para ver mais do que se passa à volta do automóvel, e muito mais comprido em estrada aberta e nas autoestradas, para assegurar a visibilidade a uma maior distância, mas sempre sem encadear os outros veículos à frente ou que se dirijam na direção oposta. As luzes também se adaptam às mudanças meteorológicas (chuva, nevoeiro) através de um comando localizado no tablier e também asseguram a função de luzes de nevoeiro. As luzes de piscas dinâmicas completam a gama alargada de características de iluminação ultramodernas e muito elegantes.

Sequência de luzes

O novo Mégane E-TECH Elétrico deteta automaticamente quando a pessoa que detém a chave-cartão do automóvel está a menos de 1 metro do mesmo. O automóvel emite então uma sequência de luzes em que os faróis se acendem primeiro, a começar no meio e avançando para as pontas, e depois vão-se extinguindo (se for de dia) dando lugar aos piscas e às luzes diurnas. 

Na retaguarda, a faixa de luz e os faróis acendem enquanto os piscas se acendem e se apagam. A sequência de boas-vindas termina com as duas luzes montadas nos espelhos laterais a projetarem o novo logótipo da Renault no chão, mostrando o caminho que conduz até ao automóvel.

Puxadores das portas automáticos

Cada versão do novíssimo Mégane E-TECH Elétrico incorpora puxadores de portas embutidos e escamoteáveis. Quando o condutor ou o passageiro da frente se aproximam para abrir uma porta, ou quando o automóvel está destrancado, os puxadores escondidos na carroçaria são empurrados automática e eletronicamente para fora. Estes voltam ao lugar após dois minutos de imobilização, quando o automóvel começa a deslocar-se ou quando as portas estão trancadas. Estes puxadores escamoteáveis foram concebidos e testados para lidar com todas situações de utilização (sistema de abertura elétrica em modo "vibração" quando o sistema deteta o congelamento dos puxadores, recolha em marcha-atrás para evitar colisões, etc...).

A sequência do “Bem-vindo a Bordo”

A sequência de boas-vindas apresentada pelo Novo Mégane E-TECH Elétrico só termina quando o condutor se senta aos comandos. O ecrã OpenR, que contempla o painel de instrumentos e o sistema multimédia, liga-se apresentando o logótipo e o nome da marca. Enquanto a iluminação ambiente se acende os altifalantes tocam um inovador trecho áudio que a Renault concebeu para culminar a sequência de boas-vindas.

A VERDADEIRA REINVENÇÃO DA “VOITURE A VIVRE”

Concebido em torno da inovadora plataforma CMF-EV, o novo Mégane E-TECH Elétrico potencia os melhores atributos da mesma para oferecer um interior muito espaçoso quando comparado com as dimensões exteriores. Tanto o condutor como os passageiros desfrutam de um ambiente livre de obstáculos com o máximo conforto e um toque de modernidade vindo do novo ecrã OpenR. Bem-vindo à classe “nativo DIGITAL”, em que a vida a bordo é uma experiência totalmente nova!

Maximização do espaço

O efeito inicial quando se acede a bordo é impressionante: que espaço! As dimensões interiores do novo Mégane E-TECH Elétrico são semelhantes às de um Mégane alimentado por motor de combustão interna (tanto no comprimento como na distância entre os passageiros) se não mesmo maiores (21cm de espaço para os joelhos dos passageiros traseiros). Mas, acima de tudo, a plataforma CMF-EV serve para aumentar a sensação de espaço e a versatilidade do automóvel: distância entre eixos alargada, compartimento do motor mais pequeno e com os componentes de ar condicionado já incorporados, tablier minimalista, e assim por diante. Desta forma, os passageiros podem usufruir de espaço extra na consola central e sob o tablier. Além disso, o espaço interior e o conforto foram aumentados graças à ausência de um túnel de transmissão (permite dispor de um piso plano), de uma manete da caixa de velocidades e dos comandos de controlo normalmente integrados na consola central.

OpenR, o maior ecrã disponível

Este é a “joia da coroa” do habitáculo do novo Mégane E-TECH Elétrico, um elemento que encarna toda uma gama de tecnologias incorporadas a bordo desta nova geração de automóveis elétricos da Renault. Visto pela primeira vez nos concept TreZor (2016), SYMBIOZ (2017) e MORPHOZ (2019), o sofisticado ecrã OpenR combina – numa espécie de "L" invertido - o painel de instrumentos digital e o ecrã multimédia da consola central. Esta é a primeira vez que tal tecnologia será de série para este tipo de automóveis e só foi possível graças aos muitos anos de trabalho das equipas de Design, Produto e Engenharia da Renault. Abriga também as saídas de ventilação centrais, de acordo com o desenho harmonioso do interior do novo Mégane E-TECH Elétrico.

O ecrã OpenR é construído recorrendo a vidro reforçado para garantir um acabamento mais robusto que resulta agradável ao toque e ao olhar. O brilho do ecrã e a refletividade da luz foram otimizados para assegurar uma boa visibilidade, mesmo sob luz solar intensa; melhorada ainda pelo revestimento antirreflexo. Assim sendo, a tradicional pala protetora do painel de instrumentos foi removida, já não sendo necessária, poupando espaço e tornando o aspeto final ainda mais “limpo” e moderno.

O ecrã OpenR oferece uma área de visualização inigualável: 321 cm² para o ecrã de 12,3 polegadas (1920 x 720 pixels, em modo paisagem) e 453 cm² para o ecrã multimédia de 12 polegadas (1250 x 1562 pixels, em modo retrato). Isto garante que o conjunto de interface digital a bordo meça um total de 774 cm², sem paralelo em qualquer outro automóvel deste segmento e mais alinhado com uma muito maior berlina topo-de-gama. Mesmo o modelo de nível de entrada apresenta um ecrã multimédia de 9 polegadas (1250 x 834 pixéis, em modo paisagem).

O ecrã OpenR incorpora tecnologia de ponta para assegurar uma experiência suave e imersiva. Em particular o processador Snapdragon da Qualcomm de última geração com diferentes configurações, conectividade avançada com portas USB-C e tecnologia essencial para a segurança a bordo assim como sistemas avançados de auxílio à condução - ADAS, (como por exemplo as câmaras 360° do sistema 3D Around View Monitor). Quanto ao software instalado, o novo sistema OpenR Link com o Google incorporado, assegura uma experiência de ligação intuitiva e otimizada.

A secção de “instrumentação” do ecrã OpenR permite quatro diferentes modos de visualização de acordo com as prioridades do condutor:

  • Modo Condução (instrumentação de controlo)
  • Modo Navegação (mapas)
  • Modo ZEN (minimalista)
  • Modo Bateria (estado da carga e do carregamento)

Claro que a visualização do painel de instrumentos também pode ser totalmente personalizada. Apresenta cinco widgets (utilização do “combustível”, pressão dos pneus, distância, eco-monitor e música) e oito esquemas de cores.

Materiais reciclados e de inspiração no lar

A inspiração no mundo do mobiliário doméstico está muito presente no interior do novo Mégane E-TECH Elétrico, com vários materiais invulgares ou reciclados, dando ao interior uma sensação muito acolhedora e até “caseira”. Os designers procuraram ir além dos materiais mais tradicionais como o plástico e das cores mais clássicas como o preto.

Nesse sentido, o painel de instrumentos das versões de entrada e de meio da gama é revestido com um acabamento têxtil, enquanto no nível de acabamento premium recorre à pele sintética TEP. Nas versões com os níveis de equipamento intermédio, os contornos superiores do tablier e as faixas superiores dos painéis das portas apresentam revestimentos em Alcantara, enquanto no nível de topo recebem um acabamento decorativo em madeira "Nuo". Nuo é um novo e inovador material feito de madeira verdadeira. Um folheado fino de madeira é colado a um suporte têxtil de algodão, utilizando um adesivo ecológico e, em seguida, é sujeito a um laser. Este elemento será utilizado pela primeira vez num modelo de produção. Combinado com a pele TEP na zona superior do tablier, as costuras Warm Titanium em todo o habitáculo e os bancos em pele genuína, asseguram um ambiente refinado e elegante ao acabamento premium do novo Mégane E-TECH Elétrico.

Cada acabamento apresenta uma faixa decorativa que se estende ao longo do tablier até aos painéis das portas, criando uma maior sensação de largura visual. Reflete as luzes e incorpora também uma faixa de luz ambiente no nível de equipamento de topo (um opcional nos níveis de equipamento intermédios).

Todos os estofos no primeiro nível de acabamento são feitos integralmente de materiais 100% reciclados. Os revestimentos do nível intermédio, com estofos em pele TEP e tecido, também são 100% reciclados. Por último, no acabamento premium, os encostos e os assentos dos bancos dianteiros e traseiros são integralmente em pele genuína. Vêm em dois esquemas de cores: preto titânio (titanium black) com apontamentos decorativos em titânio (warm titanium) ou num tom de cinzento areia mais claro (light sandy grey) com apontamentos em moka. Em todos os níveis de equipamento, os compartimentos de arrumação nos painéis das portas são forrados com alcatifa para um maior conforto visual e melhorar a insonorização.

Mais espaços de arrumação, ergonomia e conforto

Ao colocar a alavanca de seleção da caixa atrás da coluna de direção e ao posicionar o botão MULTI-SENSE no volante, a Renault libertou mais espaço entre os dois bancos da frente, que, agora, pode albergar um compartimento de arrumação com 7 litros de capacidade, um valor sem precedentes. Este é suficientemente grande para guardar uma mala de mão ou outros artigos de maior dimensão que precisem de estar facilmente acessíveis, mas também pode ser utilizado para guardar diferentes acessórios que todos os passageiros a bordo podem utilizar e aceder facilmente. Há ainda 2 litros adicionais de capacidade para os porta-copos e mais um espaço com 3 litros localizado sob o apoio de braços central, que, por falar nisso, pode deslizar longitudinalmente 55 mm para uma melhor ergonomia. Ao todo, o novo Mégane E-TECH Elétrico oferece 30 litros de espaços de arrumação a bordo, o melhor valor da sua classe.

A mala tem um volume total de 440 litros (ou 389 dm3 VDA), capacidade que é inteiramente utilizável dado que o espaço é retangular e os cabos de carregamento têm a sua própria área de armazenamento especial, com 32 litros de capacidade (22 dm3) e que é acessível através de um painel amovível no piso do espaço de carga. Os cabos também beneficiam de uma gama de outros acessórios específicos (saco, fitas de fixação, pega de transporte...). A capacidade da bagageira pode ainda ser aumentada com os bancos traseiros rebatidos numa proporção 2/3 - 1/3.

O apoio de braços central pode deslizar para trás e para a frente e oferece um conveniente espaço de armazenamento que alberga duas portas USB-C e uma tomada de 12V. Outras duas portas USB-C (ideais para carregar dispositivos móveis como telefones, tablets ou consolas portáteis) estão localizadas atrás do apoio de braço. Dependendo do nível de equipamento escolhido, os bancos dianteiros vêm com ajustes elétricos (incluindo do apoio lombar) e função de aquecimento. Por último, a parte inferior do ecrã multimédia alberga um conjunto de comandos tipo tecla piano e uma base para smartphones. O telefone pode ser posicionado horizontalmente, para permitir o carregamento por indução, ou verticalmente para melhor observar o seu ecrã.

LUZES VIVAS, dando vida ao esquema interior de iluminação

A iluminação ambiente no novo Mégane E-TECH Elétrico é totalmente em LED e baseada nos ciclos circadianos naturais do corpo humano de 24 horas, para otimizar o bem-estar dos ocupantes a bordo. A iluminação no interior do habitáculo é obtida através de faixas de luz ao longo do tablier, painéis das portas e da base do smartphone, esta difere entre o dia e a noite e muda de cor a cada 30 minutos.

Esta experiência única de iluminação interior foi denominada “LUZES VIVAS” porque, como as cores transitam lentamente e os efeitos naturalmente dinâmicos seguem a mudança automática de cor, dão a impressão de que as luzes ganharam vida. De dia, as luzes frias melhoram o design interior e transmitem uma sensação de alta tecnologia. À noite, os cativantes tons mais quentes colocam tanto o condutor como os passageiros numa aura relaxante e reconfortante que dá ao novo Mégane E-TECH Elétrico uma personalidade distinta e renovada.

É claro que a iluminação ambiente pode ser facilmente modificada através da configuração do interface MULTI-SENSE, que agora é facilmente acessível através do botão localizado no volante. Em particular, o brilho e a cor podem ser personalizados para se adaptarem à vontade e ao estilo preferido de cada um. Através do e OpenR, um comando manual pode ser usado para percorrer entre as 48 cores diferentes para os painéis das portas e as luzes do painel de instrumentos. As cores também mudam de acordo com o modo de condução escolhido.

UMA FORMA TOTALMENTE NOVA DE DESFRUTAR DA CONDUÇÃO

Conduzir o novo Mégane E-TECH Electric é beneficiar de toda uma experiência reinventada graças a uma plataforma ágil e a motorizações dinâmicas que proporcionam um equilíbrio perfeito entre o prazer de condução e o conforto em todas as situações. E, graças a soluções inovadoras nas baterias, tudo sem nunca comprometer a segurança, a autonomia ou a capacidade de recarga. Antes pelo contrário, tudo faz parte da mesma equação.

NOVAS SENSAÇÕES DE CONDUÇÃO

A mais recente plataforma de referência da Aliança para veículos eléctricos foi completamente concebida de raiz, aproveitando o poderio dos 10 anos de dados acumulados. Para além dos requisitos em termos de espaço habitável e eficiência de combustível, os engenheiros prestaram muita atenção aos componentes relacionados com o conforto e agilidade para uma sensação de condução mais entusiasmante.

Direção e agilidade otimizadas

Na conceção da plataforma CMF-EV, foi dada especial atenção à garantia de que os automóveis construídos em torno da mesma pudessem combinar a possante resposta de um motor elétrico e o prazer de um chassis eficaz, mas sem afetar o conforto. Foi adotada uma nova direção assistida, pelo que a relação da direção é agora de apenas 12:1 (valor mais baixo do mercado), garantindo uma resposta ágil e direta. O efeito combinado destas características assegura que o Novo Mégane E-TECH Elétrico tem uma resposta rápida e precisa aos movimentos aplicados na direção, tornando as manobras muito mais fáceis e suaves.

Para além destas características, também temos a suspensão traseira multibraços com ligações paralelas. O que em conjugação com a nova direção, garante uma excelente tração para uma condução mais segura e, ao mesmo tempo, uma acrescida precisão na direção.

Por fim, a bateria extremamente fina (110 mm) permite baixar o centro de gravidade (-90 mm quando comparado com o Mégane com motor de combustão) e tornar o automóvel muito mais ágil. O peso é distribuído de forma equitativa graças ao posicionamento da bateria sob o fundo do piso.

Melhor suporte na postura

As sensações de condução e a posição do condutor aos comandos estão diretamente correlacionadas. A posição de condução no novo Mégane E-TECH Elétrico é baixa e desportiva e transmite fielmente as sensações dinâmicas do chassis e do motor do automóvel. Os bancos dianteiros foram também tornados mais confortáveis através da utilização de uma espuma mais densa e de suportes laterais melhorados.

Para os passageiros traseiros, e ao contrário dos familiares compactos mais tradicionais, a comodidade e ergonomia dos bancos foram grandemente melhoradas graças à utilização da nova plataforma e de uma bateria mais fina. A inclinação inteligente do assento traseiro (27°) combinada com a área do piso completamente plana significa que os passageiros do banco traseiro podem assentar completamente os pés no chão sem terem de levantar os joelhos, o que é consideravelmente mais confortável em viagens de maior duração.

Casulo de som patenteado

A inovadora tecnologia “Efeito Casulo” (Cocoon Effect Technology), desenvolvida e patenteada pelos engenheiros da Renault, traz um nível de conforto acústico durante a condução que não tem paralelo, mesmo para um automóvel elétrico que é “naturalmente” silencioso. Uma camada de espuma absorvente de som foi prensada entre o piso do automóvel e toda a bateria. As melhorias são mais evidentes acima dos 30km/h, uma vez que cria uma espécie de casulo sonoro que é mais frequentemente encontrado em modelos premium para garantir que os passageiros possam desfrutar melhor do silêncio, da sua música ou de momentos de conversa com os restantes ocupantes, mesmo em autoestrada.

Além disso, esta tecnologia “Cocoon Effect” é muito leve; pesa menos 3 quilos do que o isolamento acústico tradicional. É ainda reforçada por revestimentos adicionais nas portas, um tipo de “privilégio” habitualmente reservado apenas a modelos mais premium.

Sensações feitas à medida

A nova geração de configurações MULTI-SENSE, estreadas no novo Mégane E-TECH Elétrico, e o interface multimédia OpenR Link permitem que os condutores possam adaptar as sensações ao volante e da vida a bordo à sua personalidade ou estado de espírito. Estas podem ser acedidos através do ecrã táctil do sistema OpenR ou através de um novo botão dedicado localizado no volante.

As várias configurações cobrem itens como as sensações de condução (direção assistida, calibração do motor e resposta do acelerador) e o ambiente a bordo (iluminação, conforto do assento do condutor, aquecimento e o tipo de visualização e a cor do painel de instrumentos). Três modos pré-programados (Eco, Conforto e Desporto) combinam o melhor destes ajustes com o objetivo de melhorar a eficiência, adaptando-se às situações mais frequentes que provocam emoções fortes. Um quarto modo (Perso), oferece uma grande variedade de configurações que podem ser personalizadas. O condutor pode alternar entre qualquer um dos modos e em qualquer altura - mesmo utilizando os comandos por voz.

DESEMPENHO ELÉTRICO AUMENTADO

Com o seu novo motor capaz de chegar aos 160 kW de potência e 300 Nm de binário e com quatro níveis de travagem regenerativa, o novo Mégane E-TECH Elétrico eleva o prazer de conduzir um automóvel elétrico para um novo patamar.

Um motor de nova geração

O motor do novo Mégane E-TECH Elétrico é, também ele, novo. Desenvolvido no seio da Aliança, é utilizado pelos vários parceiros com poucas ou nenhumas modificações. Fabricado em dois locais diferentes: no Japão para a Nissan; e na fábrica de Cléon em França para a Renault.

Conhecido mais especificamente como sendo um motor síncrono excitado eletricamente (EESM), tem sido utilizado de forma consistente pelo Grupo Renault e pela Aliança nos últimos dez anos e continuará a servir a marca no futuro. Tem melhor potência em comparação com os motores de ímanes permanentes e não requer metais de terras raras, reduzindo assim o impacto ambiental e os custos de produção em grande escala.

Graças a uma conceção otimizada, o motor é compacto e pesa apenas 145 kg (com embraiagem incluída), ou seja 10% menos do que a unidade utilizada atualmente no ZOE, apesar do acentuado aumento tanto da potência como do binário. Cada novo Mégane E-TECH Elétrico será equipado com um dos seguintes motores:

  • 96 kW (130 cv) e 250 Nm
  • 160 kW (218 hp) e 300 Nm

Este oferece todo o entusiasmo de conduzir um automóvel elétrico, em especial a aceleração instantânea, que é tão dinâmica como progressiva (sem interrupções). E leva o Novo Mégane E-TECH Elétrico a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.

Travagem regenerativa a pedido

Sempre que o automóvel trava, a bateria recupera um pouco de energia, mas para uma abordagem verdadeiramente eficiente da gestão de energia - independentemente da forma como o automóvel é utilizado - o novo Mégane E-TECH Elétrico foi equipado com um sistema otimizado de travagem regenerativa.

Ativa quando a caixa está na posição D, a travagem regenerativa recupera energia à medida que o automóvel abranda (quando se levanta o pé do acelerador) para depois a transformar em eletricidade que pode ser armazenada. Este sistema ajuda a melhorar a eficiência e a autonomia da bateria e, ao mesmo tempo, exige menos dos travões.

O novo Mégane E-TECH Elétrico potencia ainda mais os atributos da travagem regenerativa ao incluir quatro patamares distintos que podem ser selecionados através das patilhas localizados atrás do volante: Do Nível 0 (sem travagem regenerativa) até ao Nível 3 (regeneração máxima e efeito travão-motor otimizado para uma condução totalmente intuitiva na cidade). A mudança entre modos é imediata, tornando a condução ainda mais suave.

CONDUZIR SEM LIMITAÇÕES

O prazer de conduzir um automóvel elétrico também advém de não ter de se preocupar com a autonomia da bateria. É precisamente isso que o novo Mégane E-TECH Elétrico oferece, com as suas duas baterias de 40 kWh e 60 kWh de capacidade, os inovadores sistemas de gestão de energia e as variadas soluções de carregamento.

Bateria ultra-fina

Tal como com o inovador motor, o novo Mégane E-TECH Elétrico também estreia uma bateria concebida para caber perfeitamente na plataforma CMF-EV. Com 110mm de espessura (para 1 960mm de comprimento e 1 450mm de largura) - 40% mais pequena do que a bateria do ZOE - é a mais fina do mercado. E também contribui para baixar a altura do novo Mégane E-TECH Elétrico para os 1,50m, otimizando o aerodinamismo e a eficiência. Pesa 395kg.

Para atingir dimensões tão compactas, os engenheiros tiveram de recorrer a uma nova composição química das baterias de iões de lítio NMC (Níquel, Manganês, Cobalto) da LG, que têm mais níquel e menos cobalto para garantir uma maior densidade energética. Atingindo 600 Wh/L, é 20% mais do que no ZOE. Beneficiam também de um novo sistema de refrigeração líquida localizado no compartimento inferior da bateria – uma estreia na Renault - que torna a bateria mais compacta e eficiente graças aos tubos de alumínio fundido moldados sob pressão. Medindo apenas 18mm de altura, este sistema torna a montagem da bateria na plataforma muito mais fácil, deixando mais espaço livre para o design geral e para a habitabilidade.

Desempenho muito equilibrado

O novo Mégane E-TECH Elétrico permite optar por duas capacidades de bateria:

  • 40 kWh para um alcance de 300 km (no ciclo WLTP)
  • 60 kWh para um alcance de até 450 km (no ciclo WLTP) ou mesmo 470 km (no ciclo WLTP) com a “Evolução de Extensão da Autonomia” (Evolution Extended Range)

A bateria de 40-kWh é composta por 8 módulos de 24 células cada um, distribuídos por uma única camada. A bateria de 60-kWh é constituída por 12 módulos de 24 células cada um, distribuídos por duas camadas. Em ambos os casos, as dimensões da bateria permanecem inalteradas, incluindo a altura recorde de 110 mm. Vêm com uma garantia de 8 anos/160,000 km e, neste intervalo de tempo, serão substituídas gratuitamente se se deteriorarem para menos de 70% da sua capacidade nominal, uma verificação que é facilmente acessível ao proprietário do automóvel através da aplicação My Renault, e que é útil para ajudar a estimar o valor de revenda do automóvel.

O objetivo do novo Mégane E-TECH Elétrico é oferecer aos clientes um desempenho equilibrado e otimizado, a um custo razoável. As diferentes versões da gama (ver página 43) cobrem a maioria das necessidades dos clientes, tanto para uso diário como para outro tipo de deslocação ocasional (viagens de fim-de-semana e de férias).

Elevada eficiência energética

A autonomia do novo Mégane E-TECH Elétrico em uso quotidiano é aumentada em todas as condições, no Verão e no Inverno. Isto é graças à sua elevada eficiência e foi tornado possível devido às muitas possibilidades de carregamento acessíveis (ver abaixo), mas também graças à gestão otimizada da recuperação de energia e das trocas de calor que aproveita um novo sistema, patenteado, com três partes:

  • Uma bomba de calor de nova geração que melhora o coeficiente de desempenho da bateria em 30% (-10°C) em comparação com o ZOE. Incorpora um sistema completamente novo de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) que agora utiliza válvulas eletrónicas.
  • Um sistema inteligente de gestão da energia perdida pelas baterias e pelo conjunto motriz, que a reutiliza para aquecer o habitáculo. Isto foi possível graças à adoção de um sistema de arrefecimento líquido para as baterias e para o grupo propulsor (óleo arrefecido a água).
  • A gestão preditiva da carga utiliza a rota traçada no sistema de navegação do automóvel para colocar a bateria à temperatura apropriada à medida que este se aproxima do ponto de carregamento planeado. Assim, pode tirar o melhor partido das capacidades do ponto de carregamento específico para tornar a carga mais rápida e/ou mais completa.

O novo Mégane E-TECH Elétrico é mais eficiente graças ao seu peso otimizado (1,513kg a 1,636kg dependendo do modelo), o que foi conseguido principalmente através da utilização de alumínio para a plataforma, tampa da bagageira em material compósito, e até a estrutura da bateria.

Graças a estas tecnologia e a uma eficiência sem paralelo no mercado, uma viagem entre Paris e Lyon, Paris e La Rochelle, Hannover e Copenhaga ou Munique e Veneza requer uma única paragem curta de 30 minutos para recarregar.

Finalmente, estas ferramentas inteligentes de refrigeração da bateria e de gestão de aquecimento do habitáculo asseguram um desempenho consistente, potência e autonomia em todas as condições atmosféricas e, ao mesmo tempo, garantem a longa duração da bateria.

Mais barato de utilizar

Conduzir um novo Mégane E-TECH Elétrico traduz-se em poupanças consideráveis em comparação com um veículo com motor de combustão de dimensões similares: 1.689 euros por ano na Europa, calculados utilizando os preços normais de combustível e electricidade registados em dezembro de 2021 em 24 países diferentes (com base em consumos médios de energia de 21,7kWh/100km para o novo Mégane E-TECH Elétrico e consumos médios de combustível de 8L/100km para um pequeno familiar a gasolina do Segmento C).

Isto equivale a uma poupança média de 140 euros por mês, que pode então ser deduzida dos pagamentos mensais do automóvel para determinar o verdadeiro custo mensal do mesmo.

Versatilidade nos carregamentos

Para além de dois motores com diferentes potências e as duas capacidades de bateria oferecidas, a versatilidade do novo Mégane E-TECH Elétrico é ainda reforçada pelas múltiplas soluções de carregamento, incluindo a de 130kw disponível nas autoestradas que complementa a de 22 kw que se encontra amplamente disponível em ambiente urbano. Mas todas elas são otimizadas para a máxima eficiência.

O novo Mégane E-TECH Elétrico é compatível com todas as infraestruturas de carregamento AC:

  • Tomada doméstica 10A/2.3 kW (monofásica)
  • Tomada Green’up 16A/3.7 kW (monofásica)
  • Wallbox 32A/7.4 kW (monofásica)
  • Estação de carregamento pública 16A/11 kW (monofásica)
  • Estação de carregamento pública 32A/22 kW (trifásica)

Dependendo na versão, também pode ser compatível com infraestruturas de carregamento de DC de até 130 kW (tomadas combinadas), tais como com as estações de carregamento rápido em autoestradas.

  1. Com uma alta carga média de saída estimada em 80kW (com base em dados retirados de estações de 130kW DC), os tempos de carregamento estão entre os mais rápidos do mercado:
  2. Até 400 km de condução mista recuperados durante a noite (8 horas) com uma wallbox de 7,4 kW
  3. Até 160 km de condução urbana recuperados em 1 hora, numa estação de carregamento pública de 22 kW
  4. Até 200 km em autoestrada recuperados em 30 minutos num posto de carregamento rápido de 130 kW
  5. Até 300 km WLPT recuperados em 30 minutos com uma estação de carga rápida de 130 kW

O modelo de produção do novo Mégane E-TECH Elétrico vem com um cabo Modo 3 que pode ser utilizado tanto em estações de carregamento públicas como privadas. Em particular, é compatível com as estações de carregamento doméstico Mobilize Power Solutions que podem ser adquiridas no momento da aquisição do Mégane E-TECH Elétrico como um opcional. Para carregar em casa usando uma tomada normal, um cabo 'Flexicharger' Modo 2 é oferecido como extra com cada automóvel vendido.

Soluções para todos

A Renault oferece aos proprietários do novo Mégane E-TECH Elétrico uma gama de soluções para tornar os carregamentos mais fáceis e baratos, em qualquer situação, inclusive através dos serviços da Mobilize:

  • O Mobilize Charge Pass é um cartão que lhe permite pagar o carregamento a partir do seu smartphone, sem ter de se inscrever em múltiplas assinaturas, utilizando a maior rede de estações de carregamento da Europa (mais de 200.000 pontos na Europa, dos quais 50% oferecem carregamentos de 22kW). Este serviço já está disponível na Alemanha e em Espanha e será lançado gradualmente em toda a Europa (a partir da Primavera de 2022 em França, Itália, Suíça e Croácia, e antes do Verão no Reino Unido). Na maioria destes países, os clientes beneficiarão de uma oferta inicial de alguns milhares de quilómetros em carregamentos pré-pagos.
  • A partir do Verão de 2022, o carregamento em autoestradas terá uma tarifa preferencial nas estações localizadas dentro da rede Ionity (mais de 1.500 pontos de carregamento em 24 países europeus) para os clientes que aderirem à assinatura específica através do Cartão de Carregamento Mobilize (Mobilize Charge Pass).
  • A Mobilize Power Solutions é um serviço de montagem de uma estação de carregamento em casa que oferece uma gama de estações e tomadas que melhor se adaptam às necessidades dos clientes. Recebem assistência na instalação e no pós-venda. Estará disponível no lançamento do novo Mégane E-TECH Elétrico em França e na Alemanha, depois, gradualmente, estará instalado em Espanha, Itália e Reino Unido em 2022, e na região da Benelux em 2023.
  • A Renault também permite aos clientes carregar gratuitamente os seus veículos em terminais localizados em filiais da marca (concessionários e agências). Isto representa quase 4.000 pontos de recarga em toda a Europa.

Para clientes que planeiam viagens mais longas, a oferta “Switch Car 30”, disponível em soluções de financiamento específicas, permite que os clientes possam reservar outro automóvel Renault para utilizar com uma quilometragem ilimitada. Por último, é também fornecida assistência energética em caso de "paragem forçada por falta de carga": o Serviço de Assistência Renault intervirá em menos de 30 minutos para que os condutores possam chegar ao seu destino (reboque ou carregamento no local, dependendo da localização do automóvel).

Versatilidade de utilização

O novo Mégane E-TECH Elétrico tem uma das melhores capacidades de reboque da sua categoria. Com uma bola de reboque, pode facilmente transportar um porta-bicicletas, mas também pode puxar um reboque de até 900 kg (reboque com travões e dependendo da versão). Também pode ser equipado com suportes de tejadilho que estão disponíveis como acessórios para fixar uma caixa de tejadilho, bicicletas, esquis, que pesem até 80 kg. Isto torna-o ainda mais versátil e em linha com as expectativas do seu segmento.

Segurança sem atalhos

Graças a uma integridade estrutural consideravelmente mais forte, os tubos de alumínio do sistema de arrefecimento líquido também ajudam a tornar a bateria mais segura. Além disso, esta é tornada ainda mais robusta pelas barras transversais e caixas de colisão que se fundem na perfeição com a plataforma CMF-EV.

Como parte integrante de um esforço para oferecer uma segurança sem compromissos, o novo Mégane E-TECH Elétrico também inclui uma inovadora solução de Acesso dos Bombeiros, que nasceu de uma parceria de longa data – mais de 10 anos - entre o Grupo Renault e os bombeiros franceses. Este sistema assegura um acesso especial para as equipas de salvamento poderem utilizar quando tentam apagar rapidamente um incêndio numa bateria de um automóvel elétrico, o que significa que podem apagar as chamas em apenas 5 minutos, em vez das 1-3 horas que podiam demorar. Para além desta inovação, um interruptor localizado debaixo do banco traseiro permitirá às equipas de salvamento desligar a bateria do circuito de alta tensão do automóvel.

Um código QR também é afixado no para-brisas do novo Mégane E-TECH Elétrico. Este destina-se a equipas de salvamento que, ao digitalizá-lo em resposta a um acidente, podem reconhecer mais rapidamente que se trata de um automóvel elétrico. Também lhes dá acesso às informações estruturais do automóvel (por exemplo, a localização da bateria e dos airbags, bem como os locais de corte rápido e sem riscos), o que por sua vez significa que podem poupar até 15 minutos no tempo que leva a extrair uma possível vítima de acidente!

O acesso dos bombeiros e o código QR são algumas das medidas que garantem uma segurança ótima para quem utiliza automóveis Renault. Mais genericamente, garantir a segurança dos clientes nas estradas bem como dos trabalhadores no seu local de trabalho é um dos três principais pilares (juntamente com a transição e a inclusão ecológica) da política de Responsabilidade Empresarial e Social do Grupo Renault que está a ser implementada como parte integrante da estratégia Renaulution.

UMA EXPERIÊNCIA CONECTADA ÚNICA

No novo Mégane E-TECH Elétrico, o inovador sistema multimédia OpenR Link com o Google incorporado integra aplicações e serviços úteis e familiares como o Google Assistant, o Google Maps e muitos mais no Google Play. Proporcionando uma experiência de ligação única semelhante à de um smartphone ou de um tablet e que está sempre atualizada. Isto combina na perfeição com os sistemas de apoio à condução inteligentes, e uma experiência sonora completamente nova graças a uma parceria com os especialistas da Harman Kardon.

OPENR LINK: O SISTEMA MULTIMÉDIA QUE TORNA O SEU AUTOMÓVEL TÃO INTUITIVO COMO UM SMARTPHONE

No habitáculo do novo Mégane E-TECH Elétrico, o ecrã OpenR assume o papel de “jóia de coroa” do design interior. Apresenta o novo sistema multimédia OpenR Link da marca que se integra com o melhor do Google para uma experiência útil, personalizada e sem falhas.

Muito intuitivo

O OpenR Link é alimentado pelo sistema operativo Android Automotive OS que é baseado no Android, o mesmo sistema operativo que é utilizado em mais de 75% dos smartphones em todo o mundo*. Desenvolvido pela Google, o software é de código aberto, evolutivo e sempre atualizado.

Para além do Google Assistant e do Google Maps (ver abaixo), o OpenR Link suporta muitas aplicações desenvolvidas por programadores terceiros no Google Play. Na versão de 12 polegadas, para além do ecrã principal (com navegação Google Maps), o interface foi personalizado para acomodar dois widgets entre os disponibilizados: carregamento, fluxo de energia, qualidade do ar, pressão dos pneus, música, etc. Já o interface na versão de 9 polegadas apresenta um ecrã dividido entre quatro widgets.

Simples e intuitivo, o OpenR Link integra todas as funções que podem ser encontradas num smartphone ou num tablet, tornando o novo Mégane E-TECH Elétrico muito mais intuitivo, uma vez que está totalmente integrado no ecossistema digital do seu utilizador. Pode também ser utilizado como um tablet, reconhecendo toques de um dedo (toque curto, toque longo, scroll), vários dedos (beliscar, zoom, etc.) ou pode ser comandado através do software de reconhecimento de voz. Recebe e exibe notificações e permite navegar facilmente entre os seus diferentes espaços (Casa/Navegação, Música, Telefone, Aplicações, Automóvel), tudo graças à barra de menu na parte superior do ecrã.

O sistema OpenR Link também pode ser personalizado como um smartphone, em particular através das contas do utilizador. Estas permitem-lhe definir perfis pessoais exaustivos – até um “perfil de administrador” - incluindo as definições do veículo, as preferências da conta do Google, definições da conta My Renault, duplicação automático do ecrã do smartphone, etc... O OpenR Link é, naturalmente, compatível com o Android Auto (para smartphones Android) e o Apple CarPlay (para iPhones), e funciona através de ligação por cabo ou como um sistema sem fios. No entanto, neste caso, alguns dos serviços ou funções mais importantes do sistema OpenR Link, tais como o Electric Route Planner (planeamento da rota para automóveis elétricos), deixam de estar disponíveis.

Finalmente, tal como quando se usa um smartphone ou um tablet, o OpenR Link atualiza-se automaticamente, através da tecnologia, via FOTA (Firmware Over-The-Air). Isto permite ao utilizador beneficiar de um sistema e de aplicações de última geração, fazer melhorias de qualidade e, ao longo da vida útil do automóvel, ter acesso a novas funcionalidades para o sistema multimédia e para o próprio automóvel, sem ter de agendar uma atualização com um concessionário (embora isto ainda seja possível). As aplicações, mapas e pontos de interesse do Google são mesmo atualizados ou melhorados sem ser necessária qualquer intervenção por parte do utilizador. Para atualizações do próprio sistema, basta uma simples aprovação da mensagem que aparece no ecrã.

*Dados do Kantar World Panel referentes a março 2021

Google integrado e muito mais

O sistema OpenR Link integra o melhor das aplicações e dos serviços* Google a fim de construir uma experiência global assente em três pilares principais:

  • Google Maps para a navegação, com informação de tráfego em tempo real, POI, restaurantes preferidos, ativação por voz, mapas sempre atualizados e muito mais.
  • Google Assistant* para ajuda mãos-livres a bordo e para controlar as funções do sistema multimédia, certas funções do automóvel como o controlo climático e as definições do MULTI-SENSE, obter direcções do Google Maps, etc... Existem várias formas de interagir com o Google Assistant: dizer "Hey Google", premir o botão dos comandos por voz no volante ou tocar no ícone do Google Assistant no sistema de infoentretenimento. O Google Assistant também pode agir proactivamente para, por exemplo, sugerir um destino baseado em hábitos diários ou até uma música para tocar.
  • Google Play para aceder a um catálogo de mais de 40 aplicações que foram concebidas para serem utilizadas num automóvel: música, media, podcasts e muito mais. Novas aplicações serão adicionadas ao catálogo no futuro. Caso uma aplicação específica ainda não esteja disponível no catálogo e só seja encontrada na lista do Google Play do Android Auto, ela ainda pode ser utilizada através desta aplicação.

O Google Maps também inclui uma funcionalidade de ajuda aos condutores que é específica para automóveis elétricos. Conhecido como “Google Maps EV Related Features” (Funções do Google Maps Relacionados com Automóveis Elétricos), integra todas as localizações das estações de carregamento e dados do automóvel (utilização de energia em tempo real, temperatura da bateria...) para programar, otimizar e atualizar o itinerário escolhido em tempo real (por exemplo, se a bateria cair abaixo dos 12%), a fim de levar o condutor até ao destino escolhido o mais rapidamente possível. O condutor pode também escolher estações de carregamento de acordo com os tipos de tomadas disponíveis, opções de carregamento e métodos de pagamento preferidos. O “Google Maps EV Related Features” também otimiza os tempos de carregamento alterando a temperatura da bateria enquanto conduz, de modo que esta já esteja na sua temperatura ideal de carregamento no momento em que a bateria estiver ligada e pronta a recarregar.

Todos os serviços conectados a bordo no novo Mégane E-TECH Elétrico requerem um plano 4G com dados. Uma assinatura inicial de 5 anos será incluída na compra do novo Mégane E-TECH Elétrico e pode ser renovada como uma extensão do plano original. Para utilizar as aplicações Google ou certas aplicações descarregadas, o emparelhamento de dados com um smartphone deverá ser suficiente.

*O Google Assistant não está disponível em alguns países ou regiões

E-mobilidade conetada

Tirando partido da experiência da Renault nos serviços conectados dedicados ao automóvel elétrico, o novo Mégane E-TECH Elétrico está permanentemente ligado ao ecossistema digital do seu utilizador, quer estejam no automóvel ou noutro local, através da aplicação My Renault ou dos vários serviços remotos.

Inclui uma vasta gama de funções para todos os tipos de automóveis (ativação remota de luzes, a buzina para ajudar a localizar o carro, o painel de instrumentos, etc.) e outras específicas para automóveis elétricos:

  • Indicador da bateria remanescente
  • Exibição das estações de carregamento nas proximidades ou perto de um local específico.
  • Tempos de carga programados em momentos escolhidos pelo condutor (por exemplo, para carregar apenas durante as horas de vazio)
  • Estado do carregamento e monitorização do mesmo
  • Ativação remota do ar condicionado ou do aquecimento do habitáculo para a temperatura desejada (sem impacto na autonomia quando o automóvel está ligado à corrente).

Serviços adaptados para frotas (gestão de frotas e chaves virtuais ativadas por smartphone, por exemplo) estão também disponíveis em aplicações dedicadas.

A maioria das funções da aplicação My Renault também são visíveis e estão acessíveis através do ecrã do OpenR no habitáculo do novo Mégane E-TECH Elétrico: bateria restante, estado da carga, programação da carga, programação do ar condicionado e do aquecimento, isto para citar apenas algumas das funções.

SISTEMAS INTELIGENTES DE ASSISTÊNCIA À CONDUÇÃO

Os 26 sistemas de apoio e auxílio à condução (ADAS) no novo Mégane E-TECH Elétrico estão divididas em três categorias: condução, estacionamento e segurança. Juntos, colocam o novo Mégane E-TECH Elétrico no topo do seu segmento no que diz respeito ao conforto e segurança do condutor e dos ocupantes e até dos restantes utilizadores das vias.

Assistência Ativa do Condutor

O novo Mégane E-TECH Elétrico vê o bem conhecido sistema da Renault de Apoio nas Autoestrada e no para-arranca (Highway and Traffic Jam Companion) subir um degrau na evolução. Agora um ADAS contextual pode controlar mais do que apenas o que está a acontecer nas faixas e auxiliar o condutor a lidar com quaisquer obstáculos que possa encontrar. Classificado como um automóvel de nível 2 de autonomia, é agora conhecido como sistema de Assistência Ativa do Condutor.

A Assistência Ativa do Condutor combina o controlo da velocidade de cruzeiro adaptativa com os sistemas "Stop & Go" e "Lane Keeping Assist". Embora o controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo permaneça muito semelhante, por defeito está definido para o modo Automático, para se adaptar à velocidade detetada pela câmara e pelo sistema de navegação. O sistema de assistência ativa do condutor utiliza também dados de geolocalização e mapas específicos que incluem características habitualmente encontradas em estradas extraurbanas, tais como rotundas, mudanças de limite de velocidade, curvas apertadas, etc... Para além de caraterísticas serem apresentados no painel de instrumentos, o novo Mégane E-TECH Electric pode abrandar automaticamente ao aproximar-se de uma rotunda e depois voltar a acelerar quando tiver saído da mesma. O automóvel também se pode adaptar automaticamente e em tempo real aos limites de velocidade, quando, por exemplo, uma alteração nas regras obriga os limites a passar de 120 km/h para os 100 km/h.

Quanto à Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (Lane Keeping Assist), agora funciona corretamente sem uma das marcações na berma da estrada (em estradas secundárias pavimentadas, por exemplo).

Quando a Assistência Ativa ao Condutor está operacional e o automóvel é obrigado a parar no trânsito, o mesmo voltará a arrancar sozinho ao longo de um período de tempo mais alargado de cerca de 30 segundos (face aos 3 segundos anteriores). Se for por mais tempo, o condutor terá de agir (carregar no acelerador, por exemplo) para que o automóvel retome a marcha novamente.

O sistema de Assistência Ativa ao Condutor faz parte do pacote “Safety Coach” da Renault, que reúne todas as características que garantem uma maior segurança para quem utiliza os automóveis da marca.

Limitador de Velocidade Inteligente

A Renault deu um passo em frente para oferecer aos condutores ainda mais segurança a bordo com o inovador limitador de velocidade inteligente do novo Mégane E-TECH Elétrico, sistema que permite aos condutores definir automaticamente a velocidade máxima do veículo para o limite atual na via.

O sistema utiliza a câmara frontal para reconhecer os sinais de velocidade e combina essa informação com os dados do sistema de navegação para, assim, determinar o limite atual o mais rapidamente possível. Este é, então, exibido no painel de instrumentos e no ecrã de navegação. No caso do automóvel estar a viajar mais depressa do que a velocidade máxima permitida na via, um aviso visual pisca à frente do condutor. Este só tem de, simplesmente, premir um botão no volante para adaptar o limitador de velocidade, o controlo de velocidade de cruzeiro (cruise-control) ou o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (cruise-control adaptativo) à velocidade permitida. Este processo ocorre automaticamente quando se conduz à chuva.

Tal como o Assistente Activo de Condução, o limitador de velocidade inteligente faz parte do pacote “Safety Coach” da Renault que reúne todas as características que garantem uma maior segurança para quem utiliza um automóvel Renault.

Evitando colisões e saídas fora de estrada

Como forma de atenuar a probabilidade de uma colisão, o novo Mégane E-TECH Elétrico é equipado com três auxiliares de condução (ADAS) bem conhecidos: o Aviso de Mudança de Faixa (LDW), Aviso de presença no Ângulo Morto (BSW) e o Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA). Este último está ainda mais avançado com a sua última evolução: a Assistência de Emergência à Manutenção na Faixa de Rodagem (ELKA).

Este sistema combina os dados da câmara frontal e do radar lateral para, automaticamente centrar o automóvel na faixa de rodagem quando este está prestes a atravessar a linha e o sistema deteta que há risco iminente de uma possível colisão frontal, nas laterais ou até mesmo quando o automóvel está prestes a sair de estrada.

A assistência de emergência à manutenção na faixa de rodagem funciona entre os 65 km/h e os 160 km/h (velocidade máxima do automóvel) quando este atravessa uma linha e há um risco de colisão lateral ou quando o automóvel está prestes a sair da estrada. E entre os 65 km/h e os 110 km/h quando há risco de colisão frontal.

Protegendo os outros na Estrada

O novo Mégane E-TECH Elétrico conta ainda com dois novos auxiliares de condução na gama Renault que se destinam, especificamente, à proteção de outros utilizadores na estrada, especialmente os ciclistas e os peões.

Travagem de Emergência Automática em Marcha-Atrás (Rear AEB) é, como o nome sugere, uma travagem de emergência automática que é ativada quando o condutor está a fazer marcha atrás. Se os sensores ultra-sónicos traseiros detetarem um potencial obstáculo (um peão, um ciclista, um poste, etc...), o sistema dá ao condutor um primeiro aviso visual e sonoro. Se o condutor não reagir, e numa emergência, o sistema aplica automaticamente os travões durante dois segundos para evitar a colisão. O sistema está ativo quando se faz marcha-atrás entre os 3 km/h e os 10 km/h.

Saída Segura dos Ocupantes (OSE) avisa um ocupante quando este abre a porta para sair do automóvel e se aproxima, por exemplo, uma moto ou um ciclista, com o objetivo de evitar atropelar ou ser atropelado. Um sistema de aviso visual e sonoro que também ajuda a evitar acidentes com as aberturas de portas que tantas vezes afetam os ciclistas na cidade.

Estacionamentos e manobras mais simples

Quando se trata de estacionamento, dois novos auxiliares de condução também posicionam o novo Mégane E-TECH Elétrico no topo da sua categoria.

A Visualização de 360 em modo 3D (round View Monitor 3D) é um sistema que utiliza as quatro câmaras para exibir um modelo 3D do automóvel e visualizar o ambiente que o rodeia em 360°. O condutor pode, assim, visualizar o exterior rodando o automóvel através do ecrã tátil e obtendo uma vista panorâmica da frente e traseira do mesmo para o ajudar a estacionar e manobrar com acrescida facilidade e confiança.

A função de Estacionamento Totalmente Automático (Full Auto Park) é um upgrade do sistema já existente de estacionamento semi-automático Easy Park Assist. Desta feita, o sistema é quase inteiramente autónomo, uma vez que o condutor já não é obrigado a alternar entre os modos D e R ou a utilizar o acelerador ou os travões durante uma manobra de assistência. O papel do condutor limita-se, neste caso, à monitorização de todo o processo e a pressionar o acelerador para indicar ao sistema que deve continuar ou parar a manobra.

 Por fim, há um acréscimo evidente no conforto e na tranquilidade a bordo graças ao Espelho Retrovisor Interior Inteligente (Smart Rear View Mirror). O sistema funciona por intermédio de uma câmara localizada na parte superior do vidro traseiro que capta, em tempo real, a estrada e “projeta” a imagem no espelho retrovisor interior do veículo, dando uma visão totalmente desobstruída que complementa a obtida pelos espelhos retrovisores laterais.

UMA NOVA GERAÇÃO DE SISTEMAS DE SOM

Tudo no novo Mégane E-TECH Elétrico mudou, até mesmo o sistema de som! Novo design aplicado ao som no interior, novos tons de aviso para peões no exterior e um novíssimo sistema de som topo de gama da reputada Harman Kardon: as estrelas alinharam-se para garantir uma experiência verdadeiramente digna de uma nova geração.

“Cuidando” do design de som no interior

Piscas, avisos de colocação dos cintos, alertas dos sensores de distância atrás e outros sons "regulamentares" são adicionados aos provenientes do sistema multimédia. Até uma engenhosa sequência de boas-vindas... Tais sons são uma característica de destaque em qualquer automóvel. O novo Mégane E-TECH Elétrico abre o caminho para um novo ambiente sonoro da Renault. Um ambiente sonoro que é facilmente reconhecível e que reflete a identidade da marca: atenciosa, positiva, divertida.

“Cuidar" é a palavra-chave que guiou o processo de conceção que esteve por detrás de cada novo som. Os engenheiros de som das equipas de Design e Produto trabalharam numa gama de tons inspirados na natureza: pedaços de madeira a resvalarem uns contra os outros, sons percussivos, sementes a serem largadas, gotas de água e assim por diante. Graças aos seus esforços, os condutores serão capazes de compreender facilmente e corretamente cada sinal sonoro e cada tom de aviso.

Nova voz exterior

Como todos os automóveis elétricos na Europa - incluindo o ZOE que foi o pioneiro no “terreno” - o novo Mégane E-TECH Elétrico emite um som para o exterior que serve para assinalar a sua presença aos peões. Conhecido como Som do Automóvel para Peões (VSP - Vehicle Sound Pedestrian) está ativo entre os 0 e os 30 km/h (tipicamente quando o carro está em zonas urbanas) e foi completamente renovado com este último modelo. Mesmo sendo um descendente da linhagem ZOE, é mais silencioso que os seus antecessores.

Desenvolvido em parceria com o IRCAM (Instituto de Investigação Acústica e Musical de Paris), o inovador Som do Automóvel para Peões (VSP) do novo Mégane E-TECH Electric foi concebido para ser o menos perturbador possível para os ocupantes a bordo, garantindo a discrição e o conforto - um pedido feito frequentemente pelos clientes - e o mais "eficaz” para os que se encontram no exterior. O objetivo é alertar os peões sem os assustar, criando ao mesmo tempo uma associação positiva entre o som de aviso e o automóvel elétrico e, ao mesmo tempo, com a marca Renault. Todas estas grandes ideias se enquadram no objetivo global de melhorar o ambiente sonoro percetível em zonas urbanas. O VSP no novo Mégane E-TECH Elétrico estará disponível em Sport, Pure e Neutral, que podem ser facilmente selecionados de acordo com o estado de espírito do condutor.

  • Neutro: os sons misturam-se perfeitamente na paisagem sonora ambiente dentro do carro para uma maior discrição
  • Puro: Um som icónico da Renault, descendente do ZOE, para um efeito calmante
  • Expressivo: som com um “impacto” extra, transmitindo uma espécie de “assinatura” elétrica, tanto no interior como no exterior do automóvel 

A mesma qualidade de som premium para todos a bordo

Para além dos dois sistemas de som Arkamys que vêm de série nos níveis de entrada e intermédios, o novo Mégane E-TECH Elétrico ostenta, no nível de topo, um sofisticado e inovador sistema de som Harman Kardon (em opção no nível intermédio).

A conceção que deu origem a este último sistema foi uma parte central do trabalho em torno do novo Mégane E-TECH Elétrico porque o objetivo era dar a todos os ocupantes a mesma e excecional experiência musical.

Com uma potência total de 410 W, este sistema dispõe de 9 canais de áudio: dois tweeters nas laterais do tablier, dois woofers nos painéis das portas dianteiras, dois tweeters e dois woofers nos painéis das portas traseiras e um subwoofer posicionado na bagageira.

Os tweeters foram concebidos com uma cúpula em tecido flexível de alta qualidade para uma reprodução suave, mas fiel até das mais altas frequências audíveis.

Os woofers frontais de alta potência com bobines de som duplas foram otimizados para uma reprodução dinâmica de graves e um eficaz suporte de médios. Juntamente com o subwoofer, foram concebidos para a reprodução contínua de tons graves com o mínimo de distorção.

Por último, a tecnologia Externally Coupled Subwoofer, exclusiva da Harman Kardon, é mais leve e mais pequena do que anteriormente e, ainda assim, lida de forma excecional com sons de baixa frequência. É um subwoofer pequeno, feito à medida, e poderosamente eficaz. O design compacto foi possível porque o subwoofer está conectado a uma abertura específica para o efeito na estrutura do novo Mégane E-TECH Elétrico, o que significa que pode compensar eficazmente a pressão do ar exterior.

Os ocupantes podem escolher entre cinco definições de mistura de som: Estúdio, Concerto, Imersão, Lounge e Clube. Para cada configuração, um algoritmo gere as equalizações das fases entre os altifalantes para criar um som estéreo estável, bem definido e consistente para todos os ocupantes, mas, ainda assim, distinto para cada passageiro individualmente. Isto é graças à tecnologia do Virtual Centre que processa sinais áudio para cada altifalante para garantir aos ocupantes uma experiência estéreo individual; é como se todos estivessem sentados na melhor posição possível em relação aos altifalantes. Todos no habitáculo irão experienciar uma qualidade acústica que está ao nível da que se obteria sentado em casa a ouvir a sua música favorita num sofisticado sistema Hi-Fi. Finalmente, um avançado algoritmo mantém, automaticamente, o volume constante e o equilíbrio sonoro, independentemente da velocidade a que o automóvel se desloca.

Documento

Dossier de Imprensa - O NOVO MÉGANE E-TECH 100% ELÉTRICO

Ver o documento Ver a galeria

Pedro Pessoa

PR/Press Officer

A Renault, marca histórica de mobilidade e pioneira dos automóveis elétricos na Europa, sempre desenvolveu automóveis inovadores. Com o plano estratégico "Renaulution", a Renault embarcou numa transformação ambiciosa e geradora de valor, avançando para uma gama mais competitiva, equilibrada e eletrificada. A sua ambição é encarnar a modernidade e a inovação na tecnologia, energia e serviços de mobilidade na indústria automóvel e não só.

Galeria (123)

Documento

Dossier de Imprensa - O NOVO MÉGANE E-TECH 100% ELÉTRICO
Dossier de Imprensa - O NOVO MÉGANE E-TECH 100% ELÉTRICO

A Renault, marca histórica de mobilidade e pioneira dos automóveis elétricos na Europa, sempre desenvolveu automóveis inovadores. Com o plano estratégico "Renaulution", a Renault embarcou numa transformação ambiciosa e geradora de valor, avançando para uma gama mais competitiva, equilibrada e eletrificada. A sua ambição é encarnar a modernidade e a inovação na tecnologia, energia e serviços de mobilidade na indústria automóvel e não só.