Eventos/Marca
Eventos/Marca

DACIA NO RALI DAKAR EM 2025

• A Dacia vai competir no Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid em 2025, numa temporada que culminará com a participação no Rali Dakar, como construtor na categoria T1+
  • Durante toda a época, o programa oficial da Dacia vai aproveitar os conhecimentos técnicos da marca e a experiência da equipa britânica de competição e engenharia, Prodrive, para o desenvolvimento da participação da marca
  • A partir de 2024, incluindo durante a fase de testes, o francês Sébastien Loeb, nove vezes campeão do Mundo de ralis, e a piloto de ralis espanhola, Cristina Gutiérrez Herrero, vão competir oficialmente pela Dacia
  • O modelo de competição da Dacia para o Rali Dakar vai utilizar combustível sintético fornecido pela Aramco

03 Julho 2023

A Dacia e o Dakar são uma combinação perfeita! Não se trata apenas de um teste à verdadeira robustez da Dacia, mas também de uma demonstração do nosso empenho na mobilidade com baixas emissões de carbono. Estamos muito entusiasmados por participar no Dakar com a tecnologia de combustível sintético. A Dacia, juntamente com a melhor equipa e os melhores pilotos do mundo, são sérios candidatos Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid em 2025.

Denis LE VOT, CEO da DACIA.

DACIA COM PROGRAMA OFICIAL PARA O RALI DAKAR

A Dacia confirmou que, a partir de 2025, vai competir como construtor no Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid, culminando no Dakar, como o derradeiro teste de resistência e robustez. Uma aventura humana extraordinária e com mais de quatro décadas de história, o Dakar reúne, anualmente, 500 aventureiros de mais de 60 nacionalidades para uma competição única.

Esta prova é uma ilustração perfeita do equilíbrio entre o "racional" e o "emocional" que está no centro do ADN da Dacia.

Os rally-raids são uma aventura humana e desportiva, claramente em sintonia com os territórios da marca Dacia. É um desafio de superação ao ar livre, ao volante de um protótipo de tração às quatro rodas, desenvolvido para enfrentar as condições mais extremas; é uma aventura eco-inteligente, com o automóvel de competição da Dacia a funcionar com combustível sintético; e é, também, uma aventura essencial,  mas cool, com um objetivo ambicioso que não deixa espaço para o supérfluo.

O Rali Dakar vai ser um campo de testes e um laboratório de ideias para a Dacia. Uma oportunidade para testar e experimentar novas soluções inteligentes com “o estilo Dacia", em termos de performance no terreno, mas também ao nível das escolhas energéticas.

Antes de enfrentar o desafio da época de 2025, os protótipos Dacia vão ser postos à prova, já em 2024, no Rali de Marrocos.

UMA BASE TÉCNICA SÓLIDA E EXPERIENTE

A Dacia aborda este projeto apaixonante apoiando-se nas competências do Grupo Renault e recorrendo ao grupo britânico de automobilismo e engenharia, Prodrive, cuja experiência no desenvolvimento de protótipos para rally-raid é mundialmente reconhecida.

Há cerca de 40 anos que a Prodrive é uma das principais estruturas do desporto automóvel mundial, contribuindo para que as marcas ganhem numerosos campeonatos internacionais.

A Prodrive está envolvida no Dakar e nos Rally-Raids desde 2020, tendo participado nos últimos três ralis Dakar com carros concebidos e geridos pela sua própria equipa, alcançando o segundo lugar da geral em 2022 e 2023 com Sébastien Loeb, que faz agora parte da nova equipa oficial da Dacia.

SÉBASTIEN LOEB E CRISTINA GUTIERREZ HERRERO SÃO OS PILOTOS DA DACIA

A piloto de ralis espanhola, Cristina Gutiérrez Herrero, tornou-se a primeira mulher espanhola a terminar o Rali Dakar na categoria de automóveis, em 2017. Com apenas 31 anos, já participou em seis Ralis Dakar entre 2017 e 2022. Cristina Gutiérrez Herrero é também a campeã espanhola de todo-o-terreno (categoria feminina) desde 2012.

O piloto de ralis francês Sébastien Loeb, de 49 anos, venceu o Campeonato do Mundo FIA de Ralis nove vezes consecutivas, de 2004 a 2012. É um dos pilotos mais bem sucedidos da história do automobilismo e é frequentemente apontado como o melhor piloto de ralis de sempre.

Loeb tem participado no Rali Dakar desde 2016. A partir de 2021, participou no Dakar ao volante do buggy Bahrain Raid Xtreme Hunter, concebido e preparado pela britânica Prodrive.

A história de sucesso entre Sébastien Loeb e a Prodrive continua agora ao volante de um Dacia.

PROTÓTIPO DA DACIA VAI FUNCIONAR COM COMBUSTÍVEL SINTÉTICO

O novo protótipo da Dacia para os Rally-Raids vai funcionar com combustível sintético.

A energia necessária para sintetizar este tipo de combustível é gerada a partir de eletricidade renovável. Durante todo o ciclo de produção, os combustíveis sintéticos têm uma pegada de carbono mais baixa do que os combustíveis derivados do petróleo.

O Rali Dakar é o local ideal para testar esta tecnologia para a Dacia.

C.I. - DACIA NO RALI DAKAR EM 2025

Nascida em 1968 e relançada pelo Grupo Renault em 2004 em toda a Europa e países mediterrânicos, a Dacia sempre ofereceu a melhor relação qualidade-preço para os seus automóveis, redefinindo constantemente o que é essencial.
Como marca disruptiva, a Dacia propõe automóveis simples, polivalentes e fiáveis, em sintonia com os estilos de vida dos clientes. Os modelos Dacia tornaram-se uma referência no mercado: o Logan, o automóvel novinho em folha ao preço de um usado; o Sandero, o automóvel mais vendido aos clientes particulares europeus todos os anos desde 2017; o Duster, o SUV mais vendido aos clientes particulares europeus desde 2018; o Spring, o campeão da mobilidade elétrica acessível; e o Jogger, o automóvel familiar multiusos do segmento C. Presente em 44 países, a Dacia já vendeu mais de 7,5 milhões de automóveis desde 2004.

C.I. - DACIA NO RALI DAKAR EM 2025

Sobre o mesmo assunto