Todas as novidades
Competição
Todas as novidades
Competição

• Com os olhos postos no futuro programa na categoria-rainha, os Hypercars, a Alpine Elf Endurance Team reafirma sua paixão pelas corridas, com a inscrição de duas equipas no Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC) na categoria LMP2.
  • A marca francesa revela as cores e equipas para 2023, celebrando o décimo aniversário desde o seu regresso às corridas de resistência e juntando-se às festividades do centenário das 24 Horas de Le Mans.
  • Matthieu Vaxivière fará equipa com Julien Canal e Charles Milesi no Alpine A470 n.° 36, enquanto André Negrão junta-se a Memo Rojas e Olli Caldwell no Alpine A470 com o n.° 35, num calendário que passa por Portimão, em abril.

07 Fevereiro 2023

O atual programa da Alpine no Endurance foi lançado em 2013 e, desde então, já obteve diversos sucessos, com dois títulos europeus, dois títulos mundiais e três vitórias, na categoria, nas famosas 24 Horas de Le Mans.

Os carros com o famoso A em forma de flecha também brilharam nos últimos dois anos, com vitórias à geral no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) em Sebring e Monza, um pódio na mais importante prova de 24 horas do mundo e um segundo lugar na categoria principal do WEC.

Uma época de transição

A época de 2023 promete ser crucial para a equipa antes do regresso à categoria-rainha do Mundial, em 2024. O ano será marcado pelo desenvolvimento do novo Hypercar da Alpine, um protótipo criado para o regulamento LMDh e que vai competir com outros prestigiados construtores, num dos campeonatos mais aguardados de sempre.

Com a competição no seu ADN, a Alpine vai continuar a parceria com a equipa Signatech, sob a designação Alpine Elf Endurance. Para esta época de transição, contudo, a equipa vai alinhar na categoria LMP2, onde conseguiu alguns dos melhores resultados ao longo da última década.

Esta mudança implica novos desafios, motivados pelos diferentes regulamentos. Depois de ter contribuído para o impressionante palmarés de vitórias, entre 2017 e 2020, o Alpine A470 saiu de um longo período de ‘hibernação’ de mais de 800 dias, durante uma sessão de testes na pista portuguesa de Portimão, na semana passada. A equipa também teve de redefinir as formações de pilotos, com a categoria LMP2 a exigir, pelo menos, um piloto de estatuto Silver (Prata) em cada carro.

Trio francês no carro n.º 36

Matthieu Vaxivière integra a Alpine desde a estreia na categoria-rainha e volta a poder exibir o seu talento, ao volante do A470 com o n.º 36. O piloto francês, de 28 anos, já subiu duas vezes ao pódio dos LMP2 nas 24 Horas de Le Mans e vai reencontrar um dos seus antigos companheiros de equipa, Julien Canal.

Natural de Le Mans, o experiente Julien Canal, de 40 anos, venceu o título mundial de LMP2 em 2015 e 2017 e será um reforço de peso para a equipa, depois de afirmar-se como um dos mais rápidos e consistentes pilotos Silver da grelha, com três pódios nos LMP2 e três vitórias, nos GT, nas 24 Horas de Le Mans.

O conhecimento priveligado do carro e a relação com Matthieu Vaxivière, com quem recentemente partilhou o pódio de Daytona nos LMP2, prometem contribuir para uma formação particularmente coesa. A equipa do carro n.º 36 fica completa com um dos mais promissores pilotos da disciplina: Charles Milesi (21 anos). Depois de um início nos monolugares, Milesi rapidamente confirmou o potencial, ao vencer as 24 Horas de Le Mans e o título mundial da categoria LMP2, na primeira época completa nas corridas de resistência, em 2021. O jovem francês chega à Alpine proveniente de outra equipa operada pela Signatech e quer reconquistar o título com a formação azul.

Talento internacional no Alpine n.º 35

André Negrão tem sido uma referência na estrutura da Signatech, preparando-se para iniciar a sexta época com a equipa. O piloto brasileiro, de 30 anos, vai tentar levar a Alpine às vitórias, no regresso à categoria LMP2, onde o paulista conquistou o título mundial em 2019 e duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans, em 2018 e 2019.

Um dos companheiros de equipa será o mexicano Memo Rojas (41 anos), que traz uma vasta experiência nos LMP2, com sete participações nas 24 Horas de Le Mans. Embora esta seja a época de estreia no FIA WEC, Rojas é uma adição valiosa para a equipa, depois de uma carreira com títulos em diferentes competições de prestígio: Grand-Am, 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring e dois títulos da ELMS (European Le Mans Series).

O trio de pilotos do Alpine n.º 35 também integra uma jovem promessa vinda da Academia Alpine: Olli Caldwell. Depois de ter conquistado vitórias em quase todas as categorias onde competiu, Caldwell impressionou a equipa nos testes para rookies, em novembro, onde revelou um potencial e mentalidade completamente alinhados com os valores da Alpine. Com apenas 20 anos, terá a oportunidade de provar o seu valor com um protótipo, ao lado de dois reputados companheiros de equipa.

Objetivos ambiciosos em todas as frentes

Em conjunto com a experiente estrutura técnica da Signatech, as duas equipas de pilotos vão tentar ganhar o Troféu de Endurance LMP2, no final das sete provas do campeonato. Os dois Alpine A470 começam a temporada em Sebring, nos Estados Unidos da América, palco do Prólogo do FIA WEC (11 e 12 de março) e da primeira prova da temporada, a 17 de março.

Em simultâneo com o Mundial de LMP2, a Alpine Elf Endurance Team e o experiente Nicolas Lapierre vão focar-se no desenvolvimento do protótipo LMDh da Alpine, desenhado em colaboração com a Oreca e com a Alpine Racing Team, em Viry-Châtillon.

O QUE DISSERAM:

Matthieu Vaxivière

"A Alpine é como uma segunda família para mim, por isso, estou muito feliz por continuar a nossa aventura. Sabemos que este é um ano de transição, com o regresso a uma categoria que conhecemos bem, apesar de todas as mudanças que aconteceram nos últimos anos. Será um grande desafio, mas faremos tudo o que pudermos para ganhar, enquanto nos preparamos para o futuro. Estou ansioso para trabalhar com o Charles (Milesi), um jovem talentoso e rápido, que vi evoluir no outro carro da equipa, no ano passado. Também estou contente por voltar a trabalhar com o Julien (Canal), um dos melhores pilotos Silver do campeonato, com uma vasta experiência na LMP2. Tenho a certeza que a nossa equipa terá uma excelente química e a ambição necessária para vencer corridas, Le Mans e o título."

Julien Canal

"Estou mesmo expectante para esta época de 2023 com a Alpine Elf Endurance Team. Há muitos anos que corro contra esta equipa e, agora, é uma grande honra juntar-me a eles. Já conhecia o Philippe Sinault e tive a oportunidade de conhecer toda a estrutura técnica. Fiquei agradavelmente surpreendido com o profissionalismo, o espírito de equipa e a coesão de todos os membros da Alpine. É também o meu regresso ao FIA WEC, desde o meu título de 2017. Conheço bem o carro, o Matthieu é um amigo próximo e dei-me logo muito bem com o Charles. Este ano não será fácil. Vamos enfrentar equipas que já conquistaram os títulos do WEC e da ELMS, mas estamos determinados a lutar pelo maior número possível de vitórias e pelo campeonato."

Charles Milesi

"Estou muito feliz por continuar a minha jornada com a Signatech e por fazer parte da família Alpine este ano. Dificilmente poderia esperar algo melhor do que ser piloto de uma marca francesa e de uma equipa do meu país com apenas 21 anos de idade. É uma oportunidade única e estou entusiasmado, especialmente porque a equipa está a fazer tudo para garantir um bom resultado para os dois carros inscritos. Neste meu primeiro ano na Alpine acho que podemos obter excelentes resultados com o Matthieu e o Julien. Vamos trabalhar bem juntos.”

André Negrão

"Após dois anos intensos na categoria Hypercar, estou contente por voltar à LMP2 nesta minha sexta temporada com a Alpine. Quero agradecer à Alpine, à Signatech e ao Philippe Sinault pela confiança. A batalha será dura. Vamos enfrentar várias equipas competitivas, na LMP2, este ano. No entanto, acredito que vamos mostrar que a Alpine pode perfeitamente conquistar o título. Com os meus dois novos companheiros de equipa, estamos prontos para dar o máximo durante toda a temporada e já estou ansioso pelas 1000 Milhas de Sebring."

Memo Rojas

"É uma grande emoção representar a Alpine Elf Endurance Team na minha primeira temporada no Campeonato do Mundo de Endurance. Tive a sorte de ser bem-sucedido na ELMS, mas o meu principal objetivo sempre foi vencer Le Mans. Desde que cheguei à Europa, após quatro títulos IMSA, tenho o objetivo de ganhar a tripla coroa das corridas de resistência: Sebring, Daytona e Le Mans, a mais importante de todas e a única que me falta. Juntar-me à Alpine coloca-me numa das equipas de ponta e vou lutar para conseguir essa vitória. Estou grato por ter companheiros de equipa tão talentosos, como o André (Negrão), um dos melhores pilotos de resistência, e o Olli (Caldwell), um dos jovens mais promissores da categoria. Vamos formar uma equipa forte, com a experiência do André e a juventude do Olli, mas também com o Matthieu, o Julien e o Charles no nº 36. Isso cria um ótimo ambiente de trabalho, com uma vontade saudável de darmos o máximo. Estou ansioso para começar a temporada e gostaria de agradecer ao Philippe Sinault pela confiança. Farei tudo para atingirmos os nossos objetivos!"

Olli Caldwell

"Estou mesmo muito entusiasmado por me juntar à Alpine Elf Endurance Team para o WEC de 2023. É uma grande mudança de direção na minha carreira, mas estou ansioso pelo desafio, num programa que me é familiar e que me permite continuar a desenvolver a ligação à Alpine. Agora só quero mesmo entrar em pista para a primeira corrida, em Sebring, além da minha estreia em pistas como Fuji ou Le Mans, que também serão pontos altos da minha carreira. Quero agradecer à Alpine por esta oportunidade e tenho a certeza que, com os meus novos companheiros de equipa, vamos alcançar grandes resultados."

Philippe Sinault, Diretor da Alpine Elf Endurance Team

"Somos ‘racers’ e era impensável a Alpine não fazer parte das comemorações dos 100 anos das 24 Horas de Le Mans. Queríamos muito fazer parte disto, pois a competição está no nosso sangue e no nosso ADN, e também nos permite manter a nossa equipa técnica em pleno funcionamento, preparada para o desafio que nos espera em 2024. Antes de começarmos o desenvolvimento do nosso futuro protótipo LMDh, o desafio neste inverno foi preparar totalmente esta temporada e antever os desafios que vamos enfrentar nos LMP2. Tivemos que formar duas equipas de pilotos, homogéneas e coerentes, tendo em conta as regras específicas da LMP2, nomeadamente com um piloto Prata em cada carro. Orgulhamo-nos dos nossos trios combinarem pilotos experientes com grandes promessas. Todos conhecem as qualidades e a capacidade do Matthieu, do André e do Charles, enquanto a experiência do Julien fala por si, tal como o palmarés do Memo. E também estamos totalmente empenhados na transição do Olli para o Endurance, como fizemos com o André e vários outros no passado. Temos ainda o prazer de receber na equipa o Reshad De Gerus como piloto reserva para 2023. Ele é um piloto talentoso e vamos acompanhar de perto o desempenho dele na ELMS este ano. Em última análise, a LMP2 é uma categoria que evoluiu imenso nos nossos dois anos de ausência, com uma redefinição completa da regulamentação técnica de aerodinâmica, motores e pneus. Espera-nos um pelotão soberbo e muito competitivo, mas estamos ansiosos pelo desafio e pelo início da época em Sebring!"

Calendário 2023

11-12 março: Prólogo – Sebring (EUA)

17 março: 1000 Milhas de Sebring (EUA)

16 abril: 6 Horas de Portimão (Portugal)

29 abril: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)

10-11 junho: 24 Horas de Le Mans (França)

9 julho: 6 Horas de Monza (Itália)

10 setembro: 6 Horas de Fuji (Japão)

4 novembro: 8 Horas do Bahrein (Bahrein)

C.I. - ALPINE REVELA A470 E EQUIPAS PARA O CAMPEONATO DO MUNDO FIA DE ENDURANCE DE 2023

Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a marca distinguiu-se com os seus automóveis desportivos de estilo francês. Em 2018, a marca apresenta o novo A110, um automóvel desportivo fiel aos princípios intemporais de dimensões compactas, leveza, agilidade e prazer de condução da Alpine. Em 2021, é criada a Unidade de Negócios Alpine. Esta torna-se assim a marca dedicada aos automóveis desportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault, beneficiando da herança e da mestria da sua histórica fábrica em Dieppe, bem como do domínio da engenharia das equipas Alpine Racing e Alpine Cars.