• A marca Renault apresenta o "International Game Plan 2027 ", no âmbito do seu plano Renaulution.
  • A Renault vai investir 3 mil milhões de euros para lançar oito novos modelos fora da Europa, incluindo cinco automóveis dos segmentos C e D para, até 2027, posicionar a marca nos segmentos que criam mais valor.
  • Fora da Europa, a Renault pretende vender um em cada três automóveis nas suas versões elétricas ou híbridas até 2027.
  • Esta ofensiva de produtos será conseguida com duas plataformas que criam valor para os clientes e que permitirão à marca ser mais competitiva:
    • Uma nova plataforma modular do Grupo Renault, ultra-flexível e multi-energética, dedicada a quatro regiões diferentes: América Latina, Norte de África, Turquia e Índia;
    • Uma plataforma de Arquitetura Modular Compacta (CMA) dedicada aos segmentos D e E, baseada na Coreia do Sul e desenvolvida em parceria com a Geely.
  • A marca Renault tem como objetivo duplicar o rendimento líquido por unidade vendida fora da Europa até 2027, quando comparado com 2019.
  • O Concept Renault Niagara encarna na perfeição o espírito moderno da marca para os mercados internacionais. Anuncia a próxima geração de modelos Renault que serão lançados fora da Europa até 2027. Todos eles terão o ADN da Renault e serão devidamente adaptados às necessidades dos nossos clientes locais.
  • O Kardian é o primeiro dos oito modelos de produção a ser apresentado.
  • Para ver e reproduzir a conferência de imprensa do “International Game Play” da marca Renault para 2027.

25 Outubro 2023

Raízes históricas fora da Europa

A Renault é a marca automóvel francesa mais vendida no mundo, com 43% das vendas a nível internacional, totalizando 634 124 unidades em 2022. No ano passado, cinco dos seus dez principais mercados situavam-se fora da Europa: Brasil (n.º 2), Turquia (n.º 4), Índia (n.º 5), Coreia do Sul (n.º 8) e Colômbia (n.º 9). Há muito tempo que a Renault começou a fabricar automóveis em muitas regiões do mundo, com um elevado nível de integração. Desde os anos 50 que a Renault compreendeu a importância de produzir os seus automóveis localmente, perto dos seus clientes. Por exemplo, a fábrica de Santa Isabel, situada em Córdoba, na Argentina, tem vindo a produzir automóveis dedicados maioritariamente a outros mercados sul-americanos desde 1955. Atualmente, a Renault tem relações históricas e leais com uma rede de mais de 4.000 concessionários fora da Europa. A marca também aumentou a sua presença internacional com três centros de engenharia e quatro centros de design, incluindo um sediado no Brasil. Atualmente, 35.000 talentos trabalham para a Renault fora da Europa.

Uma ofensiva de produtos rentável nas principais regiões

A Renault está a abrir muito mais do que um novo capítulo na sua história internacional. Trata-se de um novo fôlego, resultante da "Renaulution", que se traduz nos oito novos modelos a serem lançados até 2027. Esta ofensiva, apoiada por um investimento de 3 mil milhões de euros, reforçará o desempenho da marca nestas regiões históricas fundamentais. A Renault tem como objetivo duplicar a receita líquida por unidade vendida fora da Europa em 2027, em comparação com 2019.

Tal como na Europa, a marca equilibrará o seu mix de segmentos internacionais graças a uma ofensiva de cinco novos produtos dos segmentos C e D. Ao mesmo tempo, reforçará a sua posição no segmento B com o Kardian, que entrará no mercado da América Latina e de Marrocos no próximo ano.

A redução das emissões de CO2 dos futuros automóveis da marca é também um forte objetivo deste plano, oficialmente designado “International Game Plan 2027". Este objetivo será alcançado, em primeiro lugar, com grupos motopropulsores híbridos para a futura gama, mas também com a introdução de modelos elétricos E-Tech em vários países fora da Europa, como o Megane E-Tech 100% elétrico, que já está disponível no Brasil e na Turquia. Assim, a Renault pretende vender um em cada três automóveis numa versão elétrica ou híbrida fora da Europa e até 2027.

Como a nossa renovação de produtos está a dar frutos na Europa, vamos agora tornar a marca mais global e mais rentável. Assim, a Renault está a lançar uma ofensiva fora da Europa com oito novos lançamentos de automóveis até 2027, com base num número reduzido de plataformas, partilhadas entre regiões e reforçando assim as nossas sinergias.

Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault

Uma nova plataforma modular do Grupo Renault com vocação internacional

Para ser ainda mais competitiva e maximizar as sinergias entre regiões do mundo, a Renault adaptará a sua oferta graças a uma nova plataforma modular do Grupo Renault de âmbito internacional. Esta será montada em quatro regiões industriais: América Latina, Turquia, Marrocos e Índia. A plataforma integra uma arquitetura ajustável e flexível que permite uma grande diversidade no que diz respeito a:

• Comprimento, entre os 4 e os 5 metros;
  • Distância entre eixos, com 4 opções de 2.6 a 3 metros;
  • Unidades traseiras com três comprimentos;
  • Fontes de energia e novos grupos motopropulsores, com vista a uma maior eficiência em termos de consumo e de emissões de CO2: ICE, Flex Fuel (E85), GPL, Mild Hybrid avançado (48V) e Full Hybrid, para tração dianteira e tração às quatro rodas.

A extrema versatilidade desta plataforma permitir-nos-á propor aos nossos clientes carroçarias e silhuetas muito diferentes. Para apreciar a variedade de automóveis baseados nesta nova plataforma do Grupo Renault, basta observar o Kardian, um SUV compacto do segmento B, e o Concept Niagara, uma pick-up equipada com a nova tecnologia E-Tech hybrid 4WD. Esta plataforma beneficiará de arquiteturas elétricas e eletrónicas de última geração, compatíveis com todas as regulamentações atuais e as futuras.

A arquitetura desta nova plataforma modular do Grupo Renault é extremamente flexível e competitiva. Permitir-nos-á oferecer aos nossos clientes, espalhados por todo o mundo, automóveis com maior valor, eficácia e tecnologias ainda mais pertinentes. Trata-se de uma vantagem para nos diferenciarmos da concorrência e iniciarmos uma ofensiva mundial com uma grande variedade de automóveis. Estes terão a nova identidade da marca Renault e oferecerão tecnologias de propulsão adaptadas às necessidades de cada um, permitindo aos clientes consumir menos energia, proporcionar níveis superiores de prazer de condução, de conforto e de vida a bordo enraizados no ADN da nossa marca.

Bruno Vanel, VP da marca Renault para Desempenho de Produto

A plataforma CMA dedicada ao segmento topo de gama na Coreia do Sul

A plataforma CMA - Compact Modular Architecture - baseia-se numa parceria que o Grupo Renault e o Geely Holding Group assinaram em 2022. Esta plataforma será utilizada para os modelos topo de gama dos segmentos D e E, com tração às duas e às quatro rodas, e disponíveis, na maioria dos casos, com grupos motopropulsores híbridos. Estes automóveis serão concebidos pelo centro de engenharia situado em Seul e construídos na fábrica de Busan. O primeiro automóvel da Renault Korea Motors desenvolvido sobre esta plataforma será apresentado no final do primeiro semestre de 2024.

O Concept Renault Niagara encarna esta ofensiva internacional

Com o Concept Niagara, a marca dá um novo passo na história internacional da Renault, trazendo um ar fresco e uma acrescida modernidade. Graças à sua personalidade muito forte, às suas linhas exuberantes e totalmente modernas, este concept é um vislumbre do estilo da futura gama Renault, que será construída sobre a nova plataforma modular do Grupo Renault. O Concept Niagara é ao mesmo tempo robusto e forte, sofisticado e repleto de tecnologias. Seduz-nos a viajar sem limites.

Com as suas curvas generosas e os seus detalhes esculpidos, encarna os valores da Renault e reflete a sua nova linguagem de design, simultaneamente emocional e tecnológica. A grelha é robusta e ao mesmo tempo contemporânea. Foi esculpida como um corpo mineral com um efeito 3D único. As letras que formam o nome Renault têm um acabamento "pixel-art", largamente inspirado na cultura pop. O conjunto de faróis em forma de sobrancelha é vivo, expressivo e definitivamente tecnológico.

Com a proeminente placa de proteção frontal, a distância ao solo extremamente elevada, a suspensão de longo curso e os amplos ângulos de ataque e de saída à frente e atrás, o Niagara Concept nasceu para enfrentar condições extremas. Exala os códigos mais vincados do universo das pick-ups.

A frente vertical é imponente e transmite poder. Os seus ombros largos à volta da parte superior da carroçaria contribuem para o aspeto robusto. Na traseira, a inclinação da linha do tejadilho e o pilar do óculo traseiro acentuado conferem um toque enérgico e desportivo.

O Concept Niagara está coberto por uma camuflagem inspirada nas linhas e nos padrões do logótipo da marca. As cores sublinham as múltiplas facetas do automóvel: o verde aponta para a aventura, o amarelo para o seu carácter de automóvel desportivo, o cinzento-claro para a tecnicidade e o fundo preto para a potência.

O Concept Niagara encarna o estilo da futura gama internacional da marca Renault. Robusto e poderoso, com linhas exuberantes e de grandes dimensões, este concept exploratório é também sofisticado e repleto de tecnologias. É a promessa de uma viagem sem limites.

Gilles Vidal, VP de Design da Renault

O Concept Niagara é construído sobre a nova plataforma ultra-flexível do Grupo Renault e o conforto de condução é excecional. O grupo motopropulsor é eficaz graças à tecnologia E-Tech Hybrid 4WD e a uma dupla adaptação técnica: um grupo motopropulsor mild hybrid advanced (48V) à frente e um motor elétrico suplementar atrás. Como resultado, o Concept Niagara é um modelo 4WD com um desempenho em todo-o-terreno otimizado. No entanto, permite fazer metade das suas viagens diárias em modo totalmente elétrico, o que reduz significativamente as emissões de CO2.

O Concept Renault Niagara preconiza os próximos modelos internacionais que a Renault lançará até 2027.

C.I. - A RENAULT ANUNCIA OITO NOVOS MODELOS PARA UM CRESCIMENTO MAIS RENTÁVEL NOS MERCADOS INTERNACIONAIS