Competição
Competição

A ALPINE ANUNCIA A SUA EQUIPA DE PILOTOS, INCLUINDO MICK SCHUMACHER, PARA A TEMPORADA DE ENDURANCE DE 2024

• A Alpine confirma os seis pilotos que irão correr pela equipa francesa a partir de 2024 nos seus dois Hypercars inscritos no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC).
  • Três pilotos franceses que já trabalham com a Alpine Endurance Team renovam para esta nova época: Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere e Charles Milesi.
  • A eles juntar-se-ão o francês Paul-Loup Chatin, já familiarizado com a equipa, o austríaco Ferdinand Habsburg e o alemão Mick Schumacher, que fará a sua estreia nas corridas de resistência.
  • A Alpine apresentará as suas equipas e as cores oficiais do A424 no evento de lançamento, a 7 de fevereiro de 2024.

22 Novembro 2023

Enquanto a Alpine continua a preparar ativamente o seu hipercarro A424, a equipa confirmou hoje os seis pilotos que estarão ao volante dos seus dois carros do Campeonato do Mundo de Resistência no Qatar para o início da temporada de 2024. Trata-se de um alinhamento de pilotos que combina experiência e velocidade e que se junta à aventura do hipercarro da Alpine.

Bruno Famin, VP da Alpine Motorsports:"Nesta fase decisiva para o programa A424, temos o orgulho de revelar os seis pilotos que irão correr  pela Alpine na categoria Hypercar em 2024. Com Philippe Sinault, queríamos pilotos que não fossem apenas rápidos e fiáveis, mas que também demonstrassem um verdadeiro espírito de equipa e uma boa perspicácia de corrida para melhor representar as cores da Alpine na categoria rainha do Campeonato do Mundo de Resistência. Estamos absolutamente satisfeitos por ter estes seis pilotos e esperamos que todos eles tragam a sua própria experiência e qualidades para o projeto, por exemplo, Charles com a sua juventude, Nicolas com a sua experiência em Endurance para orientar os pilotos mais jovens e também o Mick, com a sua experiência adquirida ao mais alto nível. Pode ser a sua primeira incursão no WEC, mas o seu entusiasmo pelo projeto e a sua vontade de se juntar a nós são palpáveis. Estou certo de que ele será um verdadeiro trunfo".

Mick Schumacher

Mick Schumacher está confirmado para a época de 2024 na Alpine e continua a traçar o seu próprio percurso no automobilismo. Vencedor na F4, conquistou o título Europeu de F3 em 2018 antes de vencer o campeonato de Fórmula 2, em 2020. Promovido à F1, o filho do sete vezes campeão mundial Michael Schumacher, correu pela Haas F1 Team em 2021 e 2022 antes de se mudar para a Mercedes como piloto de reserva.

Em outubro passado, Mick conduziu pela primeira vez um protótipo de Endurance. Trabalhando com a equipa Alpine, o piloto alemão aprendeu as subtilezas desta nova máquina sob o olhar atento dos seus futuros companheiros de equipa. Após esta primeira incursão prometedora, a Alpine e Mick Schumacher decidiram trabalhar em conjunto na próxima época, na categoria rainha das corridas de resistência, entre os pilotos mais reputados da disciplina.

Mick Schumacher: "Está a começar um novo capítulo para mim com a Alpine na categoria Hypercar do WEC. O carro é impressionante e mal posso esperar para começar.Cresci com monolugares, por isso conduzir um carro com um cockpit fechado e rodas cobertas é uma grande oportunidade para aperfeiçoar as minhas capacidades de condução. Senti muito a falta das corridas este ano; é o que adoro fazer desde criança e, por vezes, era difícil ver os outros pilotos a entrar em pista. As corridas de resistência são um novo desafio para mim e tenho a certeza de que vamos partilhar grandes momentos no próximo ano com a Alpine."

Nicolas Lapierre

Nicolas Lapierre contribuiu para alguns dos momentos mais memoráveis da história da Alpine Endurance, com três vitórias na classe das 24 Horas de Le Mans com a Alpine e dois títulos mundiais na categoria LMP2. Como piloto de desenvolvimento do A424, tem feito parte da aventura desde o início do projeto Hypercar e viu o seu lugar confirmado na equipa para 2024. Nicolas Lapierre é um piloto experiente e continuará a contribuir com toda a sua experiência, confiança e serenidade para unir esta nova equipa de pilotos.

Nicolas Lapierre: "Trata-se de um projeto ambicioso e fiquei muito orgulhoso quando me foi oferecida a oportunidade de desenvolver o carro. Gosto particularmente da equipa. Temos tido sucesso e regressar ao programa Hypercar é uma oportunidade soberba. Estamos a enfrentar uma nova era nas corridas de resistência, com um campo mais competitivo do que nunca. E continuar a contribuir para a história da Alpine e enfrentar alguns dos maiores nomes do automobilismo é emocionante. Vamos representar Les Bleus e mal podemos esperar para ver os fãs nas 24 Horas de Le Mans e nas outras corridas do campeonato."

Matthieu Vaxiviere

Matthieu iniciou a sua carreira na Mitjet e em monolugares, mas começou a correr pela Alpine em corridas de resistência em 2021 e terminou em segundo lugar na temporada de 2022 do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. Participou sete vezes nas 24 Horas de Le Mans, tendo obtido um pódio em Hypercar e dois em LMP2. Tem um historial impressionante, nomeadamente no European Le Mans Series e nas 24 Horas de Daytona. Após três épocas com a Alpine na categoria Hypercar e depois na LMP2, o francês de Limoges continuará a lutar pelos Bleus a partir de 2024, num campo excecionalmente competitivo.

Matthieu Vaxiviere: "Correr num hipercarro com a Alpine em 2024 é um feito para mim. Toda a energia e esforço que investi ao longo da minha carreira foram direccionados para este objetivo de competir na categoria mais importante das corridas de resistência. É uma continuação dos anos que passei com a equipa, e participar no desenvolvimento do carro também me permitiu partilhar esta nova ambição com eles. Competir contra os maiores construtores é fantástico e estou orgulhoso de fazer parte desta equipa."

Charles Milesi

Em apenas alguns anos, Charles Milesi, de 22 anos, estabeleceu-se como uma das mais brilhantes promessas das corridas de resistência. Depois de uma estreia notável em monolugares, o francês aceitou o desafio da LMP2 em 2021, onde demonstrou a extensão do seu talento ao vencer o título mundial e as 24 Horas de Le Mans na sua primeira época. Depois de uma campanha com a Richard Mille Racing Team, operada pela Signatech, Charles terminou em quarto lugar na categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans e marcou outro pódio no FIA WEC com a Alpine em 2023.

A Alpine Endurance Team reafirma a sua confiança em Charles e confirma a sua ambição de trabalhar com um dos pilotos mais rápidos da grelha como parte do novo desafio da marca.

Charles Milesi: "Estou muito contente por continuar esta aventura na família Alpine por mais um ano em 2024, desta vez num Hypercar. É um desafio para todos, com um novo carro e uma equipa que está a ficar mais forte, tanto em termos de pilotos como na parte técnica. Tive a sorte de estar envolvido no desenvolvimento do carro e foi extremamente gratificante ver o projeto evoluir de perto. Ainda há trabalho a fazer, mas fizemos bons progressos e estamos no caminho certo. Todos esperam ansiosamente pela primeira corrida no Qatar e, mais importante ainda, por ver o hipercarro Alpine na grelha de partida para as 24 Horas de Le Mans."

Ferdinand Habsburg

Ferdinand Habsburg é uma cara nova que junta à Alpine a partir de 2024. O seu talento e as suas conquistas nas várias categorias e campeonatos que disputou nos últimos anos atraíram a atenção da Alpine para este novo projeto de Endurance.

Em 2021, o austríaco conquistou o título e as 24 Horas de Le Mans em LMP2 com Charles Milesi e Robin Frijns na sua primeira época no WEC. Posteriormente, confirmou o seu talento ao conquistar o título europeu em 2022, continuando a obter resultados sólidos onde quer que corresse. Depois de uma temporada de 2023 convincente em LMP2, sentou-se ao volante do Alpine A424 durante os testes em Motorland para acumular quilómetros e familiarizar-se com o carro e com a equipa.

Ferdinand Habsburg: "Estou entusiasmado por aceitar este desafio com a Alpine. Sem dúvida, é um passo em frente em relação a tudo o que experimentei na minha carreira no automobilismo. Desde o dia em que assinei com a Alpine, apercebi-me de que o meu sonho de infância se tinha tornado realidade. Senti-me imediatamente parte da equipa em Motorland, embora a pressão fosse palpável para mim. Começar com um formato de resistência durante os testes pode ser difícil de habituar, é um novo ambiente, mas senti-me logo confiante. Estou ansioso por ver o que a época de 2024 nos reserva e vou dar tudo por tudo para não trair a confiança que a Alpine deposita em mim."

Paul-Loup Chatin

Paul-Loup Chatin, que se iniciou nos monolugares, teve sucesso imediato nas corridas de resistência em 2013. No ano seguinte, conquistou o título europeu com a Signatech Alpine e recebeu o Prémio Jean Rondeau,  que elege o melhor piloto jovem francês, após o seu pódio LMP2 nas 24 Horas de Le Mans. Em seguida, ajudou a marca francesa a subir para o FIA WEC antes de assumir novos desafios. Ganhou o seu segundo título do European Le Mans Series em 2019, depois as 24 Horas de Daytona em 2021 e a categoria IMSA LMP2 em 2023. Era natural que a Alpine incluísse este talentoso piloto no seu alinhamento.

Paul-Loup Chatin: "Estou muito satisfeito por voltar a juntar-me à Alpine no Hypercar para a época de 2024. Comecei a minha carreira de Endurance com a Signatech Alpine em 2014 e é uma equipa que sempre segui. Como francês, representar um construtor francês ao mais alto nível do desporto automóvel mundial é um privilégio, especialmente nas 24 Horas de Le Mans, a maior corrida de automóveis do mundo. É por isso que me levanto todas as manhãs. Agradeço sinceramente à equipa Alpine por me ter dado esta oportunidade e mal posso esperar pelo início da época."

Philippe Sinault, Team Manager: "A primeira palavra que me vem à cabeça é 'orgulho'. Penso que fizemos as escolhas certas e tenho confiança nesta equipa, que é a ideal para a Alpine no Hypercar. Existe um equilíbrio interessante entre os pilotos mais experientes, federados e conhecidos da equipa e as caras novas que nos surpreenderam nos últimos anos. Como equipa francesa, estamos também particularmente entusiasmados por termos quatro pilotos franceses na equipa. Faltam menos de 100 dias para a primeira corrida da época de 2024. Os testes estão quase terminados e a equipa está agora completa: mal podemos esperar para ver os nossos belos A424 conduzidos por estes pilotos."

C.I. - A ALPINE ANUNCIA A SUA EQUIPA DE PILOTOS INCLUINDO MICK SCHUMACHER PARA A TEMPORADA DE ENDURANCE DE 2024

Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a marca distinguiu-se com os seus automóveis desportivos de estilo francês. Em 2018, a marca apresenta o novo A110, um automóvel desportivo fiel aos princípios intemporais de dimensões compactas, leveza, agilidade e prazer de condução da Alpine. Em 2021, é criada a Unidade de Negócios Alpine. Esta torna-se assim a marca dedicada aos automóveis desportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault, beneficiando da herança e da mestria da sua histórica fábrica em Dieppe, bem como do domínio da engenharia das equipas Alpine Racing e Alpine Cars.

Galeria (59)